Secretaria de Turismo de Araçatuba divulga os três melhores cupins casqueirados escolhidos por voto popular
Foto: divulgação
Da redação Diego Alves
A Secretaria Municipal de Turismo de Araçatuba anunciou, nesta sexta-feira (8), os três estabelecimentos vencedores do 2º Festival do Cupim Casqueirado, eleitos por voto popular durante o evento gastronômico que movimentou bares e restaurantes da cidade entre os dias 10 e 26 de abril.

O festival teve a participação de 14 estabelecimentos, que desenvolveram receitas especiais comercializadas por R$ 26,90. O público pôde saborear desde os tradicionais pratos individuais e executivos com acompanhamentos, até opções criativas, como lanches, coxinhas e porção de jiló com cupim.
MELHOR CUPIM
A premiação reconhece os pratos mais bem avaliados pelos consumidores. A campeã é a Espetaria & Cupim Grill Última Hora, que recebeu 70 votos. A segunda colocação ficou com o Kantu’s Bar, com 58 votos, e, em terceiro lugar, o Ki-Espeto, com 7 votos.
Os três estabelecimentos receberão placas oficiais de reconhecimento intituladas Cupim Casqueirado Ouro, Prata e Bronze. Os demais bares e restaurantes receberão certificados pela adesão ao evento, em solenidade que ainda será agendada pela Secretaria de Turismo.
A votação popular foi realizada de forma digital, utilizando o número do cupom fiscal para validação. Após consumir o prato, os clientes puderam votar uma única vez no estabelecimento preferido, por meio de um QR Code disponível nos pontos comerciais ou pelo site www.aracatuba.sp.gov.br/cupim.

VALORIZAÇÃO GASTRONÔMICA
Promovido pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, o 2º Festival do Cupim Casqueirado teve como principal objetivo fortalecer a tradição culinária local, incentivar o turismo e consolidar o cupim casqueirado como símbolo da gastronomia araçatubense.
Conforme o secretário de Turismo, Alencar Sader, o festival celebrou um dos pratos mais tradicionais da cidade e reforçou a importância da gastronomia como expressão da identidade cultural. “O evento movimentou a economia e valorizou os estabelecimentos locais, atraindo moradores e visitantes”, afirmou.
SÍMBOLO DE ARAÇATUBA
Reconhecido pela Lei Municipal 7.324/2010 como prato típico de Araçatuba, o cupim casqueirado foi criado por Sérgio Montoro no bar Kiara, em 1989. Desde então, tornou-se um dos maiores símbolos da culinária e identidade gastronômica araçatubense.
Recentemente, foi criado o Dia Municipal do Cupim Casqueirado, por meio da Lei Municipal 9.032/2026, sancionado pelo prefeito Lucas Zanatta. O projeto de lei encaminhado pelo Executivo foi aprovado pelos vereadores em regime de urgência, integrando a data ao calendário oficial de eventos do município.

O Dia Municipal do Cupim Casqueirado será comemorado anualmente em 12 de abril, data que coincide com o nascimento de Sérgio Montoro. A instituição da data busca valorizar a cultura gastronômica local, reconhecer a contribuição de seu idealizador e fortalecer a identidade cultural e turística de Araçatuba.
Compartilhem, deixe seu Like





PM, GCM e Polícia Civil apreendem adolescente e interrompem série de furtos em Birigui
Profissionais da Zatti Saúde concluem curso de humanização promovido pelo Senac
Araçatuba cede novo Terminal Urbano ao Corpo de Bombeiros para instalação de nova sede
Deic de Araçatuba desarticula rede criminosa envolvida em fraudes, apostas ilegais e lavagem de dinheiro
Motorista de Araçatuba cai em golpe de falsa vaga de emprego e perde mais de R$ 5 mil
PROERD forma 37 alunos do Colégio COEB e reforça prevenção às drogas em Birigui
Prefeitura de Birigui abrirá alojamento provisório de inverno nesta terça-feira