Profissionais da Zatti Saúde concluem curso de humanização promovido pelo Senac
Foto divulgação
Da redação Diego Alves
Profissionais da Zatti Saúde que atuam nas Unidades Básicas de Saúde de Araçatuba concluíram, na quinta e sexta-feira (18 e 19/06), o curso “Humanização e Excelência no Atendimento em Serviços de Saúde”, promovido pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de Araçatuba.

A capacitação foi direcionada aos colaboradores das áreas de recepção e administrativo das UBSs e teve como objetivo fortalecer práticas de atendimento humanizado, acolhimento, segurança e comunicação assertiva com pacientes e acompanhantes.
Ao todo, cerca de 70 profissionais participaram da formação, divididos em duas turmas. O curso contou com seis encontros e integrou as ações desenvolvidas pela Zatti Saúde para promover a qualificação contínua das equipes e aprimorar os serviços prestados à população.
Durante as aulas, os participantes tiveram acesso a conteúdos sobre os conceitos e desafios da humanização na saúde, princípios da Política Nacional de Humanização (HumanizaSUS), técnicas de comunicação verbal e não verbal, escuta ativa e estratégias para identificação das necessidades dos pacientes e acompanhantes.

Na prática
A formação também proporcionou momentos de reflexão sobre o impacto do acolhimento no dia a dia das unidades de saúde. Para Bruna Cristina da Silva, da UBS Ezequiel Barbosa (São José), o curso trouxe uma nova percepção sobre o comportamento dos pacientes e a importância de compreender as dificuldades enfrentadas por quem procura atendimento.
“Aprendemos a enxergar que, muitas vezes, o paciente chega alterado porque está com dor, preocupado ou passando por algum problema familiar. Ele procura a unidade em busca de acolhimento. O curso nos ajudou a tratar o paciente de uma forma mais humana e a oferecer um atendimento ainda melhor”, destacou.
A atendente Anne Manoele Gonçalves, da UBS Dr. Satoru Okida (Atlântico), afirmou que a capacitação ampliou o olhar dos profissionais sobre a realidade dos usuários da rede pública de saúde.
“Foi muito gratificante. A gente aprende a ouvir mais, ter mais paciência, mais cuidado e mais empatia pela situação do paciente”.

Já Rafael Francisco Botelho, que atua na UBS Dr. Augusto S. Barbosa (Planalto), ressaltou que o curso reforçou a importância da escuta e da comunicação humanizada mesmo diante dos desafios da rotina.
“Nem todos os dias são fáceis, mas estamos ali para prestar um serviço de qualidade que influencia diretamente na vida das pessoas. O curso ajudou a refletir sobre o que podemos melhorar para oferecer um atendimento mais paciente, humano e assertivo”, afirmou.



Compartilhem, deixe seu Like





Araçatuba cede novo Terminal Urbano ao Corpo de Bombeiros para instalação de nova sede
Deic de Araçatuba desarticula rede criminosa envolvida em fraudes, apostas ilegais e lavagem de dinheiro
Motorista de Araçatuba cai em golpe de falsa vaga de emprego e perde mais de R$ 5 mil
UniSALESIANO celebra tradição junina e aniversário do Reitor, Pe. Paulo Vendrame
Defesa Civil de Araçatuba orienta população para semana de chuvas e queda de temperatura
PM, GCM e Polícia Civil apreendem adolescente e interrompem série de furtos em Birigui
Profissionais da Zatti Saúde concluem curso de humanização promovido pelo Senac
Prefeitura de Birigui abrirá alojamento provisório de inverno nesta terça-feira