Nenhum candidato poderá ser preso a partir deste sábado

Da redação Diego Alves
A partir deste sábado (17), nenhum candidato a cargos eletivos nas eleições deste ano poderá ser detido ou preso, a menos que seja em flagrante delito. A regra está prevista no Código Eleitoral e no calendário eleitoral de 2022 aprovado pelo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A medida vale até 48 horas após o encerramento do pleito, marcado para 2 de outubro.

Por meio dessas regras, a Justiça Eleitoral busca evitar que abusos sejam cometidos no período, em especial, perseguições políticas que resultem no afastamento de candidatos de suas campanhas, ou mesmo a provocação de repercussões negativas contra adversários políticos.

De acordo com o Art. 236 do Código Eleitoral, membros das mesas receptoras e fiscais de partido também não poderão ser detidos ou presos durante o exercício de suas funções, “salvo o caso de flagrante delito”.
Ainda segundo a legislação, nenhuma autoridade poderá, desde 15 dias antes e até 48 horas após o encerramento da eleição, “prender ou deter qualquer eleitor, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto”.

Caso ocorra “qualquer prisão”, o detido deverá ser imediatamente conduzido à presença do juiz competente. Caso o juiz verifique a ilegalidade da detenção, caberá a ele relaxar a prisão e responsabilizar eventuais coautores da prisão.





Colisão entre carro e motocicleta deixa mulher ferida em Birigui
Queixada do zoológico de Araçatuba passa por cirurgia de emergência, apresenta rápida recuperação e passa bem
Secretaria de Mobilidade Urbana faz teste viário em rotatória nas avenidas das Rosas e Cidade Jardim
Rua Santa Terezinha no Cidade Jardim irá operar em sentido único a partir desta terça-feira (03/02)
Manutenção preventiva na Estação de Captação de Água do Baixotes foi adiada
Vídeo mostra indivíduo tentando furtar motocicleta no Jardim São Braz em Birigui
Prefeitura intensifica combate ao Aedes aegypti em bairros com maior índice de larvas
Após fuga e cerco policial, ROCAM recupera moto roubada e detém adolescente armado em Birigui