Alunas do ensino médio visitam Santa Casa de Araçatuba para estudo de vocação profissional

Da redação Diego Alves
Um grupo de alunas do primeiro ano do ensino médio do Colégio De Angeles visitou a Santa Casa de Araçatuba em atividade curricular da disciplina estudos de caso e vivência hospitalar. Foi a primeira visita, de um ciclo que a diretoria do hospital pretende consolidar, tanto para contribuir com segmentos intermediários da Educação e formação profissional, quanto para aproximar a comunidade da instituição.

De acordo com a professora Camila Tames Stringuetta Garcia, o objetivo da visita foi proporcionar às alunas a oportunidade de conhecer a dinâmica de um hospital com seus vários segmentos e diferentes profissionais que atuam para que o paciente seja atendido em todas as suas necessidades.

Conhecer de perto esta estrutura é na opinião da professora, uma oportunidade de avaliar todo o contexto da assistência aos pacientes. “ Muitas vezes as pessoas pensam que somente o médico é importante. E não é. A gente depende de equipes multidisciplinares e interdisciplinares para que o paciente seja bem assistido”, explicou a professora ao citar que a rede envolve “desde a cozinha, lavanderia , limpeza, enfermagem, fisioterapia, exames e assim sucessivamente”.
As alunas visitaram 16 áreas do complexo hospitalar, dentre as quais UTI Neonatal, Pronto Socorro, Hospital do Rim, Lavanderia e Usina de Oxigênio. O grupo foi acompanhado pelas enfermeiras Ana Paula Mazzini, gerente dos responsáveis técnicos dos setores de assistência e Marcela Machado Caldato, do setor de Educação Continuada e Permanente.

Durante o tour, as enfermeiras explicavam as atividades do serviço hospitalar visitado e a função dos profissionais que neles atuam. “E foi exatamente isso que chamou a atenção na visita. Conseguimos observar todos esses profissionais trabalhando de forma integrada para o bem estar do paciente”, definiu a professora Camila.
Ela explicou também, que a disciplina que leciona, também objetiva a busca de elementos que poderão ajudar as alunas a definirem a carreira que pretendem seguir ao final do ensino médio. “Neste hospital com tantas atividades, as alunas tiveram a oportunidade de ter contato com os diferentes profissionais observando sobre o que cada um é responsável”, afirmou

A aluna Maria Eduarda Turrini, por exemplo, começou a visita dizendo que pretende cursar Medicina, “pois desde criança tenho vontade de cuidar das pessoas”. Ao final da visita, ela disse que por tudo que conheceu “tenho a certeza de que é isso mesmo que eu quero”.
O administrador da Santa Casa, Luiz Otávio Barbosa Vianna que recepcionou as estudantes, definiu a visita como importante para o hospital que “além de cumprir a sua missão de assistir as pessoas em suas necessidades de saúde, também atua como ambiente de formação profissional quer seja da saúde e de tantas outras áreas que atuam no hospital”.
Fotos







Compartilhem, deixe seu 👍





Santa Casa de Birigui encerra o Outubro Rosa com ações de conscientização e entrega de mimo às colaboradoras
Câmara de Araçatuba rejeita denúncia contra o vereador Damião Brito por suposta “rachadinha”
Homem é preso por tráfico de drogas no bairro Castelo Branco, em Araçatuba
Professor de artes marciais imobiliza homem que fugia da PM após invadir casa em Araçatuba
UBS-10 (Colinas) terá encontro de gestantes na quinta-feira (06/11), em Birigui
Voluntárias de Birigui fazem Dia de Beleza para resgatar autoestima de pacientes do CTO de Araçatuba
Irmãos acusados de matar eletricista em Birigui irão a júri popular
Zé Cortez é homenageado como o cidadão mais antigo de Glicério durante Sessão Solene do Centenário
Homem acusado de matar vizinho é absolvido por legítima defesa em julgamento no Tribunal do Júri de Birigui
Carreta do Museu Catavento ficará em Birigui até sexta-feira