“A Ética e a Moral”; Por Adelmo Pinho

Da redação Diego Alves
Por Adelmo Pinho
À luz da filosofia, a ética consiste no estudo dos valores morais do comportamento humano na sociedade, enquanto a moral pode ser definida como sendo as regras, costumes e convenções estabelecidas para a vida em sociedade. Quem pratica atos de corrupção contraria tanto à moral, quanto à ética.

A matança de idosos pelos familiares de povos nômades era um costume, sendo, portanto, moral, mas antiética. Octavio Paz, poeta e pensador mexicano (prêmio Nobel de literatura de 1990), é o autor da frase: “A enfermidade do ocidente, é mais do que social ou econômica, é moral”. Com razão, o poeta. Pensemos: qual o futuro de uma sociedade próspera e rica em bens materiais, se despida de valores éticos ou morais? Como poderá o ser humano viver bem em sociedade, inspirado no “Contrato Social de Hobbes”, desrespeitando o semelhante e às normas instituídas?
O Papa Francisco, numa homilia, como muita coragem, disse preferir um ateu ético, que um cristão hipócrita. Com razão, também, o santo padre. Qual a coerência de um sedizente cristão, que se põe a rezar para Deus e frequentar à missa, se a sua conduta usual é a de trapacear, de fomentar a discórdia ou de ser indiferente ao sofrimento alheio?

Para Kant, filósofo prussiano, o dever é a única motivação possível para uma ação moralmente correta. Para ele, nenhuma outra razão – como visar uma recompensa, buscar a felicidade ou agradar a Deus – serve para conduzir o comportamento humano. A ação deve ser julgada como correta pelo indivíduo, com um fim em si mesma, sem associar a algo ou a um interesse externo.
O mundo tornar-se-á melhor, se as pessoas agirem em conformidade com a ética e a moral. Talvez, assim, a política seja levada a sério, não ocorram guerras e as pessoas se tornem mais solidárias e empáticas, inclusive, respeitando a opinião alheia, sem achar que somente a sua expressa a tão enigmática verdade.

Condenar outra pessoa, por ter ideia diferente sobre o mesmo assunto, é uma atitude antiética. A soberba e a ignorância levaram ao sacrifício de Jesus Cristo e ao holocausto. Jesus, sem cometer qualquer erro ou crime, fazendo somente o bem, foi condenado à morte, por pensar diferente. Faltou ou não ética, nesse contexto?
O mundo, enfim, não é perfeito e nem seremos felizes todo o tempo, porém, podemos fazê-lo melhor para a vida em sociedade, com um agir no sentido do dever kantiano, pautado na ética e na moral.
Adelmo Pinho é promotor de justiça do Ministério Público de São Paulo
Compartilhem, deixe seu Like 👍





Prefeitura de Birigui fará nebulização veicular em 7 bairros para combater o Aedes aegypti
Tempestade causa estragos em Guararapes e mobiliza Defesa Civil e CPFL
Prefeitura investe mais de R$ 350 mil em viaturas para serem usadas no trânsito
Operação Carnaval 2026 registra queda nos acidentes na região de Araçatuba
Homem morre após bater carro de frente com caminhão em Mirandópolis
2° CarnaFamília leva alegria, inclusão e tradição ao Parque do Povo em Birigui
Helicóptero Águia auxilia PM na prisão de homem por tráfico em Santo Antônio do Aracanguá
Faltas em consultas médicas nas UBSs de Araçatuba ultrapassam 12 mil de junho a dezembro
Homem é detido por causar dano em residência e ameaçar vizinhos em Araçatuba
Bandeirante intensifica preparação e ingressos já estão à venda para duelo contra a Francana