ADN Bio entrega notebooks e realiza sorteio de bike e skate para alunos da rede pública de Birigui
Premiação faz parte do encerramento de campanha ambiental de coleta de óleo de cozinha usado
Da redação Diego Alves
Na última semana, a ADN Bio, empresa de logística reversa de óleo vegetal, entregou prêmios para duas escolas da rede municipal de Birigui. A ação faz parte do projeto “Coletar para Transformar”, uma ação desenvolvida entre ADN e Sicredi em parceria com as escolas municipais ao longo do ano letivo. Na ocasião, foram entregues dois notebooks para as duas escolas que mais arrecadaram óleo usado por aluno: a EMEI Prof Darcy Garcia Gavira e a CEI Ana Souto Trevisan. No total, foram arrecadados 14.386 litros de óleo em 26 escolas participantes do projeto na cidade.
Além dos notebooks, os alunos também receberam prêmios, entre eles, quatro bicicletas, um skate e brindes especiais. Os professores também receberam um delicioso café da manhã em agradecimento ao empenho por terem batido a meta de arrecadação de pelo menos 4 litros de óleo residual entregue por aluno. “A participação deste ano em Birigui superou todas as expectativas. Ficamos muito contentes com o desempenho, dedicação e com o resultado obtido. Só podemos dar os parabéns para todos os envolvidos dessa importante iniciativa”, destaca Adriana Machado, sócia proprietária da ADN Bio.
O projeto “Coletar para Transformar” funciona da seguinte maneira: a cada dois litros de óleo usado (ou uma garrafa pet) levados ao ponto de coleta na escola, o aluno recebe um detergente de 500ml e a escola recebe um investimento em dinheiro proporcional à arrecadação. A empresa é responsável por fornecer todos os itens necessários para o funcionamento do projeto.
Além disso, a iniciativa tem um caráter de conscientização ambiental de todas as comunidades onde atua, pois explica a importância de dar a destinação correta para o líquido usado, já que apenas 1 litro do óleo de cozinha pode contaminar até 25 mil litros de água. E cada litro de óleo não descartado na rede de esgoto equivale ao consumo de água potável para 162 pessoas.
Para a engenheira ambiental e coordenadora do projeto, Laís Fernanda de Caldas, a sensação é de dever cumprido pelos impactos positivos gerados e pela conscientização das famílias sobre a importância da sustentabilidade. “Esse encerramento representa a reflexão sobre o trabalho desenvolvido: os projetos educativos, as ações de sensibilização, as parcerias firmadas, os resultados alcançados e, principalmente, as mudanças positivas geradas no comportamento das pessoas em relação ao meio ambiente. É motivo de orgulho para nós e inspiração para dar continuidade ao trabalho no próximo ano”, ressalta.
Sobre o projeto “Coletar Para Transformar”
O projeto “Coletar para Transformar” é desenvolvido pela ADN Bio em parceria com escolas e prefeituras ao longo do ano letivo e tem como objetivo incentivar as famílias dos alunos, a comunidade em geral e as escolas a fazerem o descarte correto do óleo vegetal. Funciona da seguinte maneira: a cada 2 litros de óleo usado (1 garrafa PET) levados ao ponto de coleta (escola), o aluno recebe 1 detergente (500ml), além disso, a escola recebe premiações ao atingir as metas do projeto e participa de ações.
A ADN Bio ainda é responsável por fornecer os itens necessários para o funcionamento do projeto, garantindo que as escolas consigam realizar as trocas, além de promover inúmeros incentivos e premiações para o maior engajamento da sociedade e dos projetos inseridos na comunidade escolar. O projeto tem início em fevereiro e termina no final de novembro. As premiações são entregues no encerramento de cada ação.