Adolescente de 16 anos é detido pela GCM por série de furtos em Birigui
Foto: reprodução
Da redação Diego Alves
Um adolescente de 16 anos, acusado de praticar diversos atos infracionais de furto em série, foi detido pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Birigui após uma ação rápida das equipes neste sábado (20). O jovem já é conhecido no meio policial e, conforme registros, já foi apreendido e apresentado outras vezes na delegacia, porém, conforme determina a legislação, acaba sendo ouvido e liberado.

De acordo com informações apuradas, há registro de pelo menos três furtos cometidos no mesmo dia, praticados pelo adolescente em conjunto com um comparsa, um homem de vulgo “Juquinha”, que foi relacionado em oitiva do adolescente. A polícia já possui informações sobre o suspeito maior de idade, porém ele não foi localizado no momento da detenção do menor.
A ocorrência teve início após a GCM ser acionada via CAD para atender um furto nas proximidades da Rua Tiradentes com a Rua Pará, onde dois indivíduos estariam transitando com objetos suspeitos, entre eles uma televisão e um aspirador de pó. No local, os agentes visualizaram apenas o adolescente, uma vez que o segundo indivíduo conseguiu fugir levando a televisão.
O adolescente estava de posse de um aspirador de pó e, ao perceber a aproximação da viatura, dispensou o objeto no chão e tentou fugir em direção ao Córrego Biriguizinho, sendo alcançado após breve perseguição a pé. Diante da tentativa de fuga, foi necessário o uso de algemas para garantir a segurança da equipe e do abordado.

Ainda durante a ocorrência, a guarnição recebeu informações de que, no período da manhã, por volta das 10h, havia ocorrido outro furto de televisão no interior de uma residência. Um vizinho teria acompanhado o adolescente e outro indivíduo após o crime. A televisão acabou sendo abandonada em via pública e foi posteriormente recuperada pela própria vítima.
Questionado pelos agentes, o adolescente confessou espontaneamente a participação nos dois furtos. Após a abordagem, ele foi encaminhado ao Pronto-Socorro Municipal para atendimento médico de praxe e, em seguida, apresentado ao Plantão Policial.
No plantão, foram apresentados o aspirador de pó e o controle remoto da televisão, pertencentes à vítima Iraci, que deverão ser restituídos.

Segundo a GCM, há imagens que mostram a atuação da dupla em furtos em série. Entre os bairros afetados estão Jardim Pop, Vila Brasil e Vila Guanabara, além de diversos estabelecimentos comerciais, incluindo uma farmácia localizada na região central da cidade.
O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil, que trabalha para localizar o comparsa maior de idade e apurar a participação da dupla em outros furtos registrados no município.
Compartilhem, deixe seu Like





ROCAM de Birigui tira mais duas armas de fogo de circulação, desta vez em Bilac
Iluminação histórica transforma a Estrada Caram Rezek e reforça segurança até o Bairro Taveira
Força Tática prende homem por tráfico de drogas em Andradina
Homem é preso após agredir mulher e causar lesão no ouvido da vítima em Coroados
Mulher aciona aplicativo SOS Mulher após ser perseguida pelo ex-companheiro em Birigui
Passageiro resiste à prisão, ameaça PMs e veículo com licenciamento vencido é apreendido em Coroados