Alunos do Sesi Birigui se destacam no Festival Afrominuto em São Paulo
Fotos Divulgação
Da redação Diego Alves
Alunos da Escola Sesi “Samir Nakad” de Birigui (SP), brilharam na premiação do Festival Afrominuto, realizada na última segunda-feira (18), na Universidade Zumbi dos Palmares, em São Paulo. O evento, parte da Virada da Consciência, reuniu jovens de todo o Brasil com produções audiovisuais voltadas à celebração da diversidade étnico-racial e à valorização da cultura afro-brasileira.
Sob a orientação da professora Lilian Blasioli, os alunos Emmanoel Cavalcante, Vitória Palácio, Giovanna Zampieri, Felipe Zamai, Carlos Santiago e André Ogaya representaram Birigui com projetos criativos que alcançaram destaque na competição. Dois grupos da escola chegaram à final, consolidando o reconhecimento do talento e esforço dos participantes.
O grupo de estudantes formado por Emmanoel, Vitória e Giovanna conquistou o 2º lugar, com um curta-metragem que abordou a importância da igualdade racial e a valorização da cultura afro-brasileira. Segundo os jovens, o objetivo da produção foi sensibilizar o público sobre o respeito às diferenças, utilizando o audiovisual como ferramenta de transformação social. (Assista o curta-metragem no final da matéria)
O Festival Afrominuto, promovido pela Universidade Zumbi dos Palmares, é reconhecido por incentivar o protagonismo juvenil e o uso da linguagem audiovisual para promover engajamento social. A iniciativa integra as atividades da Virada da Consciência, evento anual que celebra o Dia da Consciência Negra, comemorado nacionalmente no 20 de novembro.
A participação dos alunos do Sesi Birigui é um exemplo do impacto da educação no estímulo à reflexão e ao diálogo sobre questões étnico-raciais, destacando sempre a importância de ações que promovam a diversidade e o respeito na sociedade.
Compartilhem, deixe seu Like