André Fermino pode assumir prefeitura após cassação de Maffeis e renúncia de Buchalla

Da redação Diego Alves
Após a renúncia de José Luis Buchalla (Patriota) à presidência da Câmara de Birigui, a cidade enfrenta uma situação de instabilidade política com a cassação do mandato do prefeito Leandro Maffeis (Republicanos). A decisão ocorreu na tarde desta quinta-feira (4), logo após a aprovação do relatório da Comissão Processante (CP), que investigou denúncias de irregularidades na aquisição de óleos lubrificantes.

Com a ausência de um vice-prefeito, devido ao falecimento de Francisco Carlos Gallindo (Carlão), durante a pandemia de covid-19 em junho de 2021, a responsabilidade de assumir a Prefeitura recai sobre o presidente da Câmara. No entanto, o Legislativo também se encontra temporariamente sem essa figura, após a renúncia de Buchalla ao final da Comissão Processante.
RENÚNCIA
José Luís Buchalla, que presidiu a sessão que resultou na cassação do mandato de Maffeis, suspendeu temporariamente o encontro e anunciou sua renúncia à presidência da Câmara. Em uma sessão extraordinária convocada para a manhã de sexta-feira (5), as 08h30min, está prevista a eleição do novo presidente, que assumirá o comando da Prefeitura.
ANDRÉ FERMINO
De acordo com informações apuradas pela reportagem do Birigui Notícias da Hora, haveriam um acordo para que o vereador André Fermino (PP), seja o eleito como novo presidente da Câmara.
CABO WESLEY
Ainda com o que foi apurado, o vereador Cabo Wesley (União Brasil) continuaria com o cargo de vice-presidente, e posteriormente assumiria a presidência do Legislativo até o final da atual legislatura.

Após a votação, a Câmara encaminhou o decreto comunicando a cassação do mandato do prefeito, o qual foi publicado. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deverá ser informado sobre a decisão na sexta-feira (05).
DEFINIÇÕES
Na ausência do prefeito, o secretário municipal de Negócios deveria assumir as responsabilidades do Poder Executivo. No entanto, o advogado Luiz Guilherme Testi, que ocupava essa função, foi exonerado por Maffeis em 26 de março, e até o momento não foi nomeado outro advogado para substituí-lo. A situação política em Birigui permanece fluida enquanto aguarda a definição das novas lideranças, que deve acontecer nesta sexta-feira (05), em mais uma sessão extraordinária convocada pela casa de leis de Birigui (SP).

Compartilhem, deixe seu Like





Prefeitura anuncia calendário de eventos para comemorar os 114 anos de Birigui
Adolescente é apreendido após fuga e apreensão de drogas no Portal da Pérola em Birigui
Polícia detém CAC com pistola carregada no centro de Turiúba
Motociclista tenta escapar da ROCAM, joga entorpecentes na via e acaba detido no Portal em Birigui
Terceira loja do Bandeirante abre as portas em Birigui e atrai multidão na Euclides Miragaia
PlumaGen promove momentos de saúde e autoestima para colaboradores no Novembro Azul
Homem é multado em R$ 20,5 mil e detido por posse de arma e armazenamento de carne de animal silvestre em Castilho