Após descartar contaminação por metanol, jovem de 18 anos morre na Santa Casa
Foto divulgação
Da redação Diego Alves
A jovem Desirre Laura Martins da Cruz de 18 anos, que estava internada na Santa Casa de Araçatuba há seis dias, faleceu no início da tarde desta quarta-feira (8). Ela havia sido internada com um quadro clínico grave, inicialmente tratado como suspeita de intoxicação por metanol, conforme parâmetros técnicos do Ministério da Saúde e divulgação em nota emitida pela Santa Casa.

Ainda na manhã desta quarta-feira o hospital informou ter recebido o resultado do exame realizado pelo Laboratório da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto. O laudo apontou resultado negativo para a presença de metanol, descartando a hipótese de intoxicação exógena pela substância.
Segundo a Santa Casa, a notificação inicial do caso à Vigilância Sanitária Municipal seguiu o protocolo previsto para situações suspeitas, e o hospital reiterou que sua atuação se restringe ao diagnóstico, atendimento e notificação, não cabendo à instituição a investigação epidemiológica ou sanitária.
Durante a internação, a jovem permaneceu em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sob cuidados das equipes de Medicina Intensiva, Clínica Médica, Neurologia e Nefrologia. O hospital informou que todas as medidas clínicas e laboratoriais compatíveis com o quadro foram adotadas, visando à identificação da causa e à condução terapêutica adequada.
No último sábado (4), o RP10 entrevistou um familiar da jovem, que afirmou, em uma live publicada na página do portal no Facebook, que já havia recebido informações de que não se tratava de contaminação por metanol. Ele também demonstrou indignação com a repercussão do caso e com o fato de a Santa Casa ter emitido uma nota pública enquanto o diagnóstico ainda não estava confirmado.

A reportagem do RP10 também recebeu mensagens e telefonemas de familiares relatando que o hospital estaria incentivando-os a solicitar a retirada da entrevista da rede social. No entanto, o conteúdo foi mantido.
A Santa Casa de Araçatuba, por meio de suas diretorias Técnica e Clínica, divulgou nota reafirmando seu compromisso com a ética, a ciência e a transparência, destacando que a divulgação de casos suspeitos ou confirmados de intoxicação segue o princípio da transparência pública e as normas de notificação compulsória estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
Fonte: RP10
Compartilhem, deixe seu Like






Motociclista fica ferido após ser atingido por caminhonete na Marechal Rondon
Bandeirante faz últimos ajustes e encara o União São João fora de casa pelo Paulista A3
Presidente da Câmara Municipal Pastor Reginaldo repudia atos contra vereadora Andreia Belmonte
Vídeo: Após denunciar uso irregular de fogos, vereadora é alvo de intimidação em Birigui
Engenheiro Taveira recebe neste domingo atividades culturais e esportivas do Sesc Birigui
Mulher que atirou em dois homens dentro de bar em Araçatuba é condenada a mais de 13 anos