Araçatuba é uma das sedes do projeto estadual São Paulo Olímpico

Da redação Diego Alves
O Governo do Estado de São Paulo vai investir R$ 150 milhões em um projeto-piloto esportivo, a ser realizado em parceria com os municípios nas escolas, e Araçatuba foi escolhida como uma das 10 primeiras sedes.

O Programa São Paulo Olímpico, que terá aulas de atletismo, basquete, futsal, handebol, judô e vôlei, para a descoberta de novos talentos nas escolas estaduais, foi anunciado nesta segunda-feira (20), pelo governador Tarcísio de Freitas. Ao todo, 600 professores de educação física serão capacitados.
O programa foi lançado juntamente ao calendário de competições oficiais da Secretaria de Esportes. Além de Araçatuba, o São Paulo Olímpico será implementado em forma de projeto-piloto em Birigui, Campinas, José Bonifácio, Limeira, Lins, Novo Horizonte, Piracicaba, Santa Bárbara d’Oeste e São José do Rio Preto.
O Prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, foi à capital São Paulo para o evento, realizado no Palácio dos Bandeirantes, em companhia do secretário municipal de Esporte, Lazer e Recreação, Sergio Tumelero, e da diretora de Esportes, Andréa “Saúde” Britto. “Encontramos a secretária estadual de Esportes, Coronel Helena Reis, e o secretário executivo da pasta, José Roberto Oliveira de Souza, e conversamos sobre Araçatuba e região, nossos potenciais e necessidades no âmbito do esporte enquanto responsabilidade da administração pública”, conta o prefeito.
“É uma honra, e ao mesmo tempo um sentimento de dever cumprido, recebermos a notícia de que Araçatuba, junto a Birigui e região, serão sedes desse projeto piloto. Uma prova de que a primeira aposta do Governo Estadual acontece em caráter de reconhecimento e credibilidade”, declara Dilador.

O programa São Paulo Olímpico será uma realização conjunta das secretarias estaduais de Esportes e de Educação. “A ligação entre esporte e educação será cada vez mais forte. Quantos talentos temos espalhados pelo Estado? Se dermos incentivo, eles vão aflorar. E essa turma vai fazer as bandeiras de São Paulo e do Brasil tremularem mais alto. Veremos medalhistas saindo do nosso programa e que vão inspirar outros jovens”, destacou o governador Tarcísio de Freitas.
“O objetivo é formar atletas olímpicos e investir no esporte como política pública. Vamos trabalhar a sociedade e seu sentido de cidadania desde os primeiros anos da idade escolar”, afirmou a secretária de Esportes, coronel Helena Reis.
As ações serão divididas em três etapas. A primeira consiste na iniciação esportiva para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Aqueles que se destacarem serão encaminhados a Centros de Formação Esportiva a partir do 6º ano. Posteriormente, poderão ser encaminhados para o treinamento de alto desempenho.
Também acompanharam o evento o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima; e o secretário de Educação, Renato Feder.
Calendário Esportivo

O calendário oficial de competições da Secretaria de Esportes contará com 39 eventos, que serão sediados em diversos municípios do Interior. A primeira competição de grande porte serão os Jogos da Melhor Idade (JOMI), em São Bernardo do Campo, de 27 de março a 2 de abril.
Outros eventos de grande porte são os Jogos Escolares, nove copas de diferentes modalidades esportivas, o Campeonato Estadual de Futebol Professor José Astolphi e os Jogos Regionais nas oito regiões esportivas. A grande disputa de 2023 será a dos Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni, que neste ano chega à 85ª edição.
Compartilhem, deixe seu Like 👍





Motociclista com licenciamento da moto vencido fica ferida em colisão com carro em Birigui
BAEP captura homem procurado por estupro de vulnerável durante patrulhamento em Araçatuba
Secretaria de Governo de Araçatuba amplia captação de recursos
Acidente grave deixa um morto e sete feridos em estrada vicinal de Santo Antônio do Aracanguá
Prefeitura de Birigui e USP firmam convênio para projeto de transição energética
Mulher tem motocicleta furtada durante visita a filho internado na Santa Casa de Araçatuba
Bicicletas motorizadas seguem sendo apreendidas em Birigui pela PM após alteração na legislação