Araçatuba participa de Congresso Internacional de Odontologia

Da redação Diego Alves
A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba participou do “II Grande Encontro da Saúde Bucal no SUS”, realizado de 25 a 28 de janeiro pelo CIOSP (Congresso Internacional de Odontologia), na Expô Center Norte, em São Paulo. O CIOSP é o maior evento de Odontologia da América Latina.

O trabalho “Triagem de risco e agenda odontológica”, realizado na área de Gestão da Atenção Primária, foi a experiência exitosa de Araçatuba, apresentada pela diretora técnica da Associação Mahatma Gandhi, Léa Lofego Garcia, e pelo coordenador de Saúde Bucal da Associação Mahatma Gandhi, Luis Felipe Pupim dos Santos, ambos representando toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde. O apoio institucional foi realizado pela articuladora da Saúde Bucal do DRS II de Araçatuba, Dr.ª Lúcia Maria Lima Lemos de Melo.
A estratégia visa garantir o acesso com equidade e ampliar a resolutividade da assistência odontológica, com ações fundamentadas nas normativas do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo e nas diretrizes municipais, orientadas pela secretária municipal de Saúde, Carmem Silvia Guariente.
“A indicação do trabalho para participação no CIOSP ratifica todo o empenho e apoio direcionados pelo governo Dilador e Edna, além de representar o reconhecimento do mérito do trabalho desenvolvido e ser incentivo às experiências exitosas do SUS na gestão municipal. A saúde bucal vai além das quatro paredes de um consultório, integra ações individuais, coletivas e intersetoriais. É um grande desafio que está dando um excelente resultado”, afirma Carmem Guariente.
ABERTURA

No mesmo evento, a secretária de Saúde, Carmem Guariente, que também é 1ª vice-presidente do COSEMS – SP (Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo), participou do Projeto Saúde Coletiva – Os Governos Federal e Estaduais e suas perspectivas para a saúde bucal.
Na abertura da mesa de honra, Carmem falou em nome dos municípios sobre as expectativas que as cidades têm em relação à saúde bucal, principalmente quanto à atualização das diretrizes do Programa Nacional de Saúde Bucal, formulado em 2004. “Não tivemos avanços recentes nas políticas de saúde bucal, mas os municípios têm cumprido sua parte investindo e mantendo esse setor em funcionamento, mesmo com as dificuldades durante a pandemia”, afirma Carmem.








Compartilhem, deixe seu Like 👍






Homem é detido pela GCM após acompanhamento por vários bairros de Araçatuba
BAEP apreende pistola 9mm e munições durante cumprimento de mandado em condomínio
Engenheiro Taveira recebe neste domingo atividades culturais e esportivas do Sesc Birigui
Mulher que atirou em dois homens dentro de bar em Araçatuba é condenada a mais de 13 anos
Samar vai apurar conduta de leiturista que agrediu cachorro com pedrada em Araçatuba
Saúde de Araçatuba vai ampliar vacinação contra HPV para pessoas de até 45 anos
Motociclista fica ferido após ser atingido por caminhonete na Marechal Rondon
Bandeirante faz últimos ajustes e encara o União São João fora de casa pelo Paulista A3