Araçatuba realiza ação educativa pelo Dia Mundial da Conscientização do Autismo
Fotos divulgação
Da redação Diego Alves
A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou, na segunda-feira (31/03), uma ação educativa no Calçadão da Marechal Deodoro e na Praça Rui Barbosa para sensibilizar e conscientizar a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A mobilização antecedeu o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado nesta terça-feira (2), e marcou o início das atividades da campanha Abril Azul no município.
A atividade contou com a participação equipe do Centro de Apoio Educacional Especializado e Multidisciplinar (Caema), Divisão da Educação Especial Inclusiva e professores do Atendimento Educacional Especializado e Equipe Multidisciplinar.
FOLHETOS
Durante a mobilização, foram distribuídos folhetos informativos ao público, com orientações sobre os sinais do TEA e explicações sobre o símbolo da causa — a fita ou laço colorido em forma de quebra-cabeça. O objetivo da iniciativa foi ampliar o conhecimento da população sobre o autismo e estimular a empatia com as pessoas que vivem com essa condição.
A secretária municipal de Educação, Heloisa Helena Vieira de Melo, destacou a importância de ações educativas para fomentar a inclusão. “A conscientização sobre o autismo é fundamental para promover a inclusão e combater a discriminação. Campanhas educativas esclarecem a população sobre o TEA, desmistificam conceitos errôneos e incentivam a criação de ambientes mais acolhedores e adaptados às necessidades das pessoas autistas”, afirmou.
ABRIL AZUL
Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo marca o início da campanha “Abril Azul”, mês dedicado à difusão de informações sobre o TEA e ao combate ao preconceito. Em 2025, a campanha nacional adota o tema “Informação gera empatia, empatia gera respeito!”, com a hashtag #respectro sendo utilizada nas redes sociais.

Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada 100 crianças no mundo é diagnosticada com autismo. No Brasil, esse número representa cerca de seis milhões de pessoas.
O TEA é uma condição neurológica que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento. Os sinais geralmente surgem nos primeiros anos de vida e variam em intensidade. Algumas pessoas com TEA vivem com autonomia, enquanto outras necessitam de apoio contínuo ao longo da vida.



Compartilhem, deixe seu Like





Morre idosa de 70 anos atropelada em Birigui
Homem é preso por descumprir medida protetiva e ameaçar ex-companheira no Candeias em Birigui
Polícia Militar prende dois por tráfico de drogas no bairro Beatriz, em Araçatuba
Homem é preso após agredir a própria mãe no Recanto Verde, em Birigui
Homem é preso após agredir a esposa com paulada na cabeça em Birigui
Homem é preso pela ROCAM após fuga e flagrante de motocicleta adulterada em Birigui
PM apreende armas de fogo após desentendimento familiar em Santo Antônio do Aracanguá