Araçatuba sedia treinamento “São Paulo Sem Fogo” com presença de 43 municípios

Fotos divulgação
Da redação Diego Alves
Araçatuba foi sede, nesta quarta-feira (23), no UniSalesiano, do 7º Treinamento Preparatório para a fase amarela da Operação São Paulo Sem Fogo.
O evento, promovido pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, reuniu representantes dos 43 municípios da região com o objetivo de fortalecer ações preventivas contra incêndios em áreas de cobertura vegetal.

A cerimônia de abertura contou com a participação do prefeito Lucas Zanatta, que destacou a importância da união entre Estado e municípios no enfrentamento às queimadas. “Estamos em uma região de muitos canaviais, o que aumenta o risco de novos focos de incêndio. O ano passado foi marcado por muitos incêndios, e temos que trabalhar para que isso não se repita mais”, afirmou.
Zanatta ainda elogiou a mobilização regional: “É um orgulho ver tantas cidades reunidas. Se todas as forças trabalharem juntas, mesmo com estiagens, os problemas serão menores, porque vamos atuar de forma preventiva”.
Também participaram do evento o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Araçatuba, Júlio César dos Santos; o coordenador da Defesa Civil de Araçatuba, Eduardo Cardozo; o comandante do 20º Grupamento de Bombeiros, major PM Fernando Mançano; e o pró-reitor acadêmico do UniSalesiano, professor André Ornellas.

UNIÃO
O capitão PM Caio Veneziani, da Divisão de Preparação da Defesa Civil Estadual, defendeu o trabalho conjunto entre os municípios. “Quando ocorre um desastre florestal, não há fronteiras. O fogo atinge a todos e provoca diversos prejuízos. Por isso, é fundamental o envolvimento coletivo e a participação de todos os entes”, destacou.
Durante o treinamento, foram abordados temas como legislação ambiental, queima controlada, medidas preventivas em áreas urbanas e rurais, plano de contingência, histórico de focos de calor na região, impactos à saúde e protocolos de acionamento de aeronaves.
OPERAÇÃO
A Operação São Paulo Sem Fogo é composta por quatro programas integrados: Prevenção, Controle, Monitoramento e Combate.

Na fase amarela, que compreende os meses de abril e maio, há intensificação das ações preventivas e ativação do plano de comunicação. Já na fase vermelha, de junho a outubro, o foco se volta para ações de resposta, repressão a irregularidades e reforço nas campanhas de orientação à população.
No mês de maio, de 12 a 16, será realizada a segunda etapa, nos quartéis do Corpo de Bombeiros de Andradina, Birigui, Penápolis e Araçatuba.



