Artigo Reflexão: “Afinal, o que permanece?”
Por: Rev. Adi Éber Pereira Borges
“Os que são esclarecidos resplandecerão, como o resplendor do firmamento; e os que ensinam a muitos a justiça serão como as estrelas, por toda a eternidade”. Daniel 12.3 (BJ)
Da redação Diego Alves
Algumas professoras e professores são lembradas e lembrados com muito carinho, de fato, marcaram a vida de muitos de seus alunos e suas alunas, pois, além de nos passarem conhecimento nos emprestavam sua atenção, amor, boas orientações e bons conselhos. Já outros e outras são lembrados por sua rigidez e braveza beirando a fama de carrascos.
Lembro-me de um professor de química do primeiro ano do colegial que gostava de se auto elogiar como professor que dificultava ao máximo a aprovação do aluno/a. Dizia ele que só passava na prova dele quem estudava “25 horas por dia” a sua matéria. Triste lembrança; foi o que permaneceu em minha memória.
Depois que você se for para a eternidade, o que permanece-rá? O que terá você compartilhado conosco? Terei eu aprendido alguma coisa útil e boa com você? Entre tantas coisas inconstantes e perecíveis nessa vida, o que terá resistido ao tempo em nossas conversas e relações?
Na leitura da profecia de Daniel, encontramos duas virtudes que podemos e devemos deixar de herança para a humanidade posterior; a sabedoria e a generosidade em dividi-la com quem for possível. Mas cuidado… Achar-se sábio te põe a um passo da arrogância e prepotência, e se ultrapassar o limite perdeu-se a sabedoria; nesse caso é melhor calar-se.
Duas possíveis melhores traduções para a sabedoria nesse texto de Daniel que descobri, esclarecidos e conscientes. Talvez, e muito provavelmente, não conseguiremos saber agir corretamente em todas as situações da vida, mas podemos buscar esclarecimentos para a próxima vez, podemos estar mais conscientes de quem somos, do que precisamos e de quem precisamos.
Ter a mente esclarecida e a consciência limpa nos leva à liberdade, por isso, uma pessoa sábia não se deixa escravizar por ninguém, por coisas desse mundo e por situação alguma. Não é a toa que Jesus Cristo disse que quando conhecêssemos a verdade, a verdade nos libertaria (João 8.32). Nem o diabo conseguirá nos aprisionar.
Então, buscar a sabedoria, o esclarecimento e a conscienti-zação nos faz resplandecer (brilhar) no mundo e ser útil na sociedade. A grande questão é que isso não é para estar fechado em nós mesmos, mas precisa ser compartilhado. Para isso, devemos estar dispostos a ensinar a muitos a justiça de Deus que é baseada no amor, no perdão e na misericórdia.
Com toda a certeza, você não se tornará uma estrelinha no céu, mas viverá uma linda e boa eternidade, e você deixará permanentemente uma boa marca, um ótimo legado e lindas lembranças. Eu terei aprendido com você!
Rev. Adi Éber Pereira Borges†