Artigo Reflexão: Ainda assim, é possível

Por: Rev. Adi Éber Pereira Borges
“Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro”. Salmo 4.8
Desde o início de sua existência, a humanidade vive suas fragilidades e fraquezas. Cremos que o Criador nos fez assim para que aprendêssemos a nos cuidar e viver na Sua dependência. Após a queda, a desobediência à orientação divina, conforme narrada pelas Escrituras, essas fragilidades e fraquezas se intensificaram e passamos a conhecer e experimentar maiores dificuldades.

Não é a toa que hoje temos inúmeras pessoas que convivem com depressão profunda, dificuldades com insônias, pânicos, insegurança, vivem acorrentadas em seus dramas e dilemas. Nos solidarizamos profundamente com essas pessoas em suas dores. Entendemos que na grande maioria dos casos a pessoa não tem culpa, e também não significa falta de Deus ou da espiritualidade, como foi dito, faz parte das fragilidades humanas.
O próprio salmista enfrentava, por vezes, essas dificuldades. O texto bíblico em destaque e que serve de inspiração para essa breve reflexão, é uma linda declaração de fé e vida, mas é o desfecho de uma poesia que contém drama, angústia e medo.
As Escrituras dizem que Davi era um homem segundo o coração de Deus, demonstrando assim, seu comprometimento com a espiritualidade e seu Criador, no entanto, isso não o impediu de vivenciar suas fragilidades e fraquezas. Enfrentou medos, ameaças, perseguições, guerras, e esses enfrentamentos o levaram à angústia, ira, possivelmente momentos depressivos, noites sem dormir, dores físicas e emocionais.
Diante disso, ele não teve dúvidas, correu até Deus e clamou por socorro; tomou uma atitude inteligente e sábia. Sabia ele, que sozinho não teria forças e condições para vencer, então, cuidou de si, levantando-se numa disposição de buscar ajuda, e reconhecendo-se dependente de Deus pediu por misericórdia.

Por fim, recebeu de Deus a libertação; tornou-se livre para seguir em frente enfrentando seus “monstros” internos e externos, recebeu da divina providência sustento físico e emocional, alegria no coração e muita paz para deitar-se e repousar seguro.
Ainda que tenhamos que enfrentar, nessa vida, fragilidades, fraquezas e dificuldades, é possível vivenciar a paz, a tranquilidade e descanso. Caminhar nesse mundo com paz e em paz. Por exemplo: a pessoa que sofre com crises de ansiedade é como se estivesse presa dentro dos próprios pensamentos, dentro da própria mente; dessa forma, o que ela mais necessita é liberdade; libertar-se de seus “monstros” e experimentar a paz interior.
O caminho para essa descoberta da liberdade pacífica é o próprio Deus, o nosso Criador, afinal de contas, Ele nos conhece melhor do que nós mesmos.
Clamo a Deus, para que eu e você possamos, nos deitar em paz e descansar num sono revigorador.
Rev. Adi Éber Pereira Borges†
Compartilhem, deixe seu Like 👍





Santa Casa de Araçatuba esclarece atendimento a paciente vítima de acidente em Birigui
Mobilidade Urbana de Birigui intensifica fiscalização na empresa de ônibus circular após denúncias
Ciclista fica ferido após colisão com carro em cruzamento de Birigui
GCM de Birigui identifica autor de furto, recupera televisor e devolve à diretora de creche
Profissionais das UBSs rurais de Araçatuba recebem voto de aplauso na Câmara
Acadêmicos de Medicina auxiliam atendimento a paciente estrangeira em Araçatuba
ROCAM prende homem por tráfico com mais de 1,3 mil pinos de cocaína em Araçatuba