Artigo Reflexão: “O elemento base”
Por: Rev. Adi Éber Pereira Borges
“Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé”. Habacuque 2.4
Eu vi uma charge, ou seja, uma ilustração humorística envolvendo uma certa crítica de falta de conhecimento; ela ilustrava um homem se arrastando em um deserto quase morrendo de sede. Num determinado momento ele se depara com duas placas, em uma delas estava indicando “Água a 09Km” e na outra “H2O a 50m” mostrando direção contrária.
Aquele homem, morrendo de sede e desidratação, decide seguir em frente em busca da água que estava a 09Km. A crítica está na falta de conhecimento dos elementos químicos que formam a água (H2O), ou seja, as duas placas estavam indicando existência de água, possivelmente a que estava mais perto estivesse engarrafada e por isso a indicação dos elementos, mas o homem, aparentemente sem conhecimento dos elementos bases, preferiu arriscar indo mais longe sem se abastecer com água.
Às vezes achamos que sabemos muito, nos colocamos numa posição arrogante e prepotente e isso nos desvirtua da verdade e da retidão. Mas essa não é a vontade de Deus para a humanidade.
O elemento base da existência humana segundo o cristianismo e outras religiões é a fé em Deus, no Seu Cristo e na Sua proposta de vida. Talvez, percamos a esperança de ver e viver em um mundo melhor, possivelmente alguns de nós já não acreditam mais no ser humano, provavelmente alguns desistiram de resistir bravamente contra uma doença ou outra situação difícil, mas se conseguirem encontrar dentro de si uma pontinha , por menor que seja, de fé, descobrirão algo fantástico; a esperança reaparece, surgirão pessoas capazes de fazer o bem, forças para conviver com a doença aparecerá e sabedoria para superar a situação difícil será dada.
A questão da fé em Deus como elemento base da existência não está no tamanho, isso não importa, até porque Jesus disse que basta uma fé quase microscópica para se obter resultados grandiosos. O que realmente deve ser levado em consideração é a qualidade da fé, se ela é forte, vigorosa e operosa e isso não tem a ver com o tamanho, e sim, com o bom uso dela.
O pedido não deve ser para que Deus nos aumente a fé, ela já nos foi dada gratuitamente por Ele, ela já está em nós desde que existimos; o pedido deve ser para que Deus, na ação do Espírito Santo, nos ajude a cultivá-la com qualidade e a exercê-la corretamente.
A fé não só ajuda a viver bem, mas ela própria nos possibilita a enxergar o que Deus fez por nós e aceitar aquilo que nos justifica a pertencer ao reino dos céus e estar no centro da vontade divina. E é só ela que nos leva a essa verdade, por isso devemos viver pela fé e não confiando em nós mesmos e no pouco que sabemos.
Compartilhem, deixe seu Like