Artigo Reflexão: “Tu és uma fortaleza”

Por: Rev. Adi Éber Pereira Borges
“Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte”. 2 Coríntios 12.10

Estamos em pleno século XXI, vivendo a modernidade extrema, era da tecnologia avançada e digitalizada, onde quase tudo acontece de forma virtual, tempo da informação imediata, e para ajudar, após um tempo pandêmico dizem que vivemos uma nova e moderna normalidade. Muita coisa mudando nos forçando a adaptações e adequações. E tudo isso, não necessariamente ruim; muita coisa boa vem surgindo por aí.
Em meio a tudo isso, um amigo me diz uma coisa chocante, inesperada, que me forçou a pensar; “O cristianismo acabou, aquilo idealizado por Jesus não existe mais, o que temos hoje, é uma nova e adaptada forma de espiritualidade”. Estaria ele certo? Se olharmos e formos bem sinceros com aquilo que Jesus disse e propôs, como cristãos e cristãs, estamos no cumprimento?
Você parou para pensar no que Paulo, o apóstolo de Cristo, disse no texto em epígrafe? Penso que Paulo está fora de moda, talvez esteja fora da realidade ou quem sabe desatualizado. Com isso, não estou a dizer que ele esteja errado, mas pense bem, hoje, o que é pregado na maioria dos púlpitos eclesiais? Quantos líderes religiosos você escutou dizer o que Paulo disse? E você, tem prazer naquilo que Paulo disse ter?
Pois é, segundo a teologia paulina e a ideia central da Bíblia, a fraqueza humana, quando vivida e encarada de forma correta, se torna grande e inesgotável fonte de fortaleza e vitalidade. Por mais estranho e incompreensível que possa parecer, quando estamos fracos e em dificuldades podemos nos tonar fortes; a possibilidade está em quem depositamos a nossa dependência e a nossa busca da superação das dificuldades.
O sistema humano e mundano diz que devemos confiar em nós mesmos e naquilo que supostamente temos, e como vivemos numa sociedade performática, devemos sempre nos mostrar fortes, felizes e realizados, mesmo que isso não seja a realidade, por isso que muitas pessoas hoje vivem duas vidas, a linda e maravilhosa vida nas redes sociais e a dolorosa e triste vida real.

Mas, o Apóstolo nos apresenta uma nova vida, apesar das dificuldades e problemas, nos fortalecemos na dependência do amor de Cristo. Quando nos sentimos fracos, aguçam os sentidos, a busca e a aproximação de Deus, e é nesse momento que somos fortes. Participando da comunhão de Cristo Jesus, nos alimentando do Seu Corpo e Sangue na coletividade da Igreja nos fortalecemos na graça divina; “a minha graça te basta”, “Deus é o bastante”.
Use as dificuldades da vida para te aproximar ainda mais de Deus, seja tu uma fortaleza, ainda que esteja fraco/a.
Rev. Adi Éber Pereira Borges†





Governador visita AME de Araçatuba e anuncia R$ 42 milhões para ampliação
Governador entrega 733 novas moradias em Araçatuba
Polícia Militar registra redução expressiva da violência em 31 municípios da região de Araçatuba
Birigui fecha 2025 com alta de 13,8% nas exportações e maior superávit dos últimos anos
Fundo Social de Birigui está com inscrições abertas para cursos gratuitos para a população
Nova década: Bloco do Gordinho confirmasaída no sábado de Carnaval