Artigo Reflexão: Você precisa de um tempo
Por: Rev. Adi Éber Pereira Borges †
“ A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo. E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome ”. Mateus 4.12
Conversando com um amigo, ele se queixou de estar muito cansado, nervoso e irritado. Perguntei a ele quanto tempo fazia que não tirava férias, e ele me respondeu que fazia já muitos anos que ele não sabia o que era férias. Pode até ser que tudo o que ele estava passando não se resolveria apenas com as férias, mas é obvio que um tempo de descanso, de mudança de ambiente e de rotina ajudaria em muito a sua situação; ele precisava de um tempo.
Há um outro tempo que todas as pessoas, inclusive eu e você, precisam. O tempo para repensarmos a nossa vida, nossos pensamentos, nossas atitudes e também nossas falas. É bom que avaliemos nossas condutas, fazer auto análises é sempre saudável. Esse tempo serve para curar, restaurar, descobrir, reconciliar, aproximar, fortalecer, mudar.
A metáfora do deserto em nossa vida é muito interessante e significativa. O deserto representa nossas dificuldades, fraquezas e fragilidades; estar no deserto significa tempo difícil, de provação, de escassez. Nessa vida terrena muitos desertos se abrem em nosso caminho, ninguém quer viver no deserto, mas quando estamos lá precisamos aprender tirar proveito desse tempo, aprender com as dificuldades do deserto.
Jesus usou esse tempo de forma inteligente e a seu favor. Levado pelo Espírito até lá podia ter ficado se lamentando, reclamando da vida, se vitimando, achando que Deus tinha se esquecido Dele, mas não, usou todo o tempo para se aproximar ainda mais de Deus, se fortaleceu espiritualmente, recebeu direcionamento e discernimento das coisas. Agora estava preparado para começar sua missão pública.
Aliás, é para isso que serve o jejum. Não é para conseguir coisas, não é para barganhar com Deus, não é para alcançar o favor de Deus. Jejum é para nos aproximar mais de Deus, serve para nos ensinar sobre a nossa dependência Dele e nos fortalecer espiritualmente.
Entramos no tempo da Quaresma, cerca de quarenta dias que deve nos levar a pensar e repensar nossa vida e nossas atitudes; é tempo de se arrepender do que fizemos de errado; é tempo de buscar reconciliação; é tempo de se fortalecer e buscar uma nova vida. Nós precisamos desse tempo!
Deus não tenta ninguém. Ao final daquele tempo, quem tentou Jesus foi o Diabo, mas Jesus estava fortalecido e não teve problemas pata enfrentálo e expulsálo.
Enfrente suas dificuldades, aprenda com elas, busque fortalecimento e discernimento Naquele que é a fonte da vida, e expulse de sua vida os erros, pecados e atitudes maléficas que levam à destruição da sua relação com Deus e com o seu semelhante. Use bem esse tempo.
Rev. Adi Éber Pereira Borges †
Compartilhem, deixe seu Like