Associação promove caminhada para celebrar o Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Da redação Diego Alves
Com o intuito de celebrar o Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, a Associação dos Idosos Ilta Arcanjo Ferlete e os parceiros Prefeitura de Araçatuba, Ohana Centro de Treinamento e Gabriel Poi Fisioterapia e Pilates realizarão, no dia 15 de junho, uma caminhada com 200 idosos da associação.

A concentração será na praça Rui Barbosa, às 8h. As atividades começam com aula de pilates solo, ginástica e treino funcional do Projeto Movimente-se e Viva Melhor. Após isso, os idosos vão caminhar pelo calçadão até o Multi Shop, fazendo a distribuição de panfletos e exposição de cartazes de conscientização da campanha Junho Violeta.
Segundo o organizador e presidente da Associação dos Idosos, Vinícius Sanchez, a iniciativa tem como objetivo conscientizar a população de Araçatuba sobre medidas para prevenir e identificar situações de violência, negligência e abuso contra os idosos e manifestar a oposição aos abusos e sofrimentos infligidos à pessoa idosa.
Tipos de violência contra a pessoa idosa
A mais comum é a negligência, quando os responsáveis pelo idoso deixam de oferecer cuidados básicos como higiene, saúde, medicamentos, proteção contra o frio ou o calor.
O abandono vem em seguida e é considerado uma forma extrema de negligência. Acontece quando há ausência ou omissão dos familiares ou responsáveis, governamentais ou institucionais, de prestarem socorro a um idoso que precisa de proteção.

Há, ainda, a violência física, quando é usada a força para obrigar os idosos a fazerem o que não desejam, ferindo, provocando dor, incapacidade ou até a morte. E a sexual, quando a pessoa idosa é incluída em ato ou jogo sexual homo ou heterorrelacional, com objetivo de obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças.
A psicológica ou emocional é a mais sutil das violências. Inclui comportamentos que prejudicam a autoestima ou o bem-estar do idoso, entre eles, xingamentos, sustos, constrangimento, destruição de propriedade ou impedimento de que vejam amigos e familiares.
Por último, há a violência financeira ou material, que é a exploração imprópria ou ilegal dos idosos ou o uso não consentido de seus recursos financeiros e patrimoniais.
Idosos com aspecto descuidado, que apresentem marcas no corpo mal explicadas ou sinais de quedas frequentes e que tenham familiares ou cuidadores indiferentes a eles, podem estar sendo vítimas de violência.

Onde procurar orientação ou denunciar: Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), Unidades de Saúde; Disque 100 – Direitos Humanos; Delegacias de Polícia Civil; Polícia Militar – 190 (para situações de risco iminente); Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Araçatuba.
Compartilhem, deixe seu Like





Motociclista com licenciamento da moto vencido fica ferida em colisão com carro em Birigui
BAEP captura homem procurado por estupro de vulnerável durante patrulhamento em Araçatuba
Secretaria de Governo de Araçatuba amplia captação de recursos
Acidente grave deixa um morto e sete feridos em estrada vicinal de Santo Antônio do Aracanguá
Prefeitura de Birigui e USP firmam convênio para projeto de transição energética
Mulher tem motocicleta furtada durante visita a filho internado na Santa Casa de Araçatuba
Bicicletas motorizadas seguem sendo apreendidas em Birigui pela PM após alteração na legislação