Avaliação de Densidade Larvária acima de 3% acende alerta para o risco de dengue em Birigui
Foto: Divulgação
Da redação Diego Alves
A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta sexta-feira (01/08), o índice da Avaliação de Densidade Larvária (ADL). O resultado foi de 3,3% (Índice de Breteau), que indica sinal de alerta para infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses, dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.

O levantamento é o terceiro do ano e foi feito no mês de julho, entre os dias 1º a 14, pelos agentes de controle de vetores do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses) em 2.348 imóveis, escolhidos aleatoriamente e espalhados por todos os bairros da cidade. Este ano, Birigui já registrou ADLs de 3,7% e 2,4%.
PARÂMETRO
De acordo com parâmetro do Ministério da Saúde (MS), o resultado é avaliado da seguinte forma: menor que 1,0 é considerado satisfatório; de 1,0 a 3,9, é considerado alerta e acima de 4,0 considerado alto risco.
O CCVZ destacou ainda que esse trabalho de pesquisa, desenvolvido durante 30 dias, é importante para nortear as ações pontuais dos agentes de vetores, reforçando assim o trabalho de conscientização nas áreas com maior pontuação, diminuindo o índice apresentado.
Segundo a diretora municipal de Biossegurança, Caroline Modesto, o trabalho de orientação casa a casa que é realizado de maneira contínua será intensificado em Birigui, a partir da apuração da terceira ADL deste ano.

A diretora explicou que com a apuração da ADL e com o mapa de registro de casos positivos e suspeitos para as arboviroses, especialmente, dengue, zika e Chikungunya, a Secretaria de Saúde fará agora ações diferenciadas com o objetivo de melhorar a realidade no município.
“Vamos continuar visitando os imóveis e orientando os moradores para que possamos eliminar o máximo de criadouros. Mas também estaremos juntos com a zeladoria da Secretaria de Serviços Públicos ajudando a população a eliminar de seus imóveis de possíveis criadouros do mosquito Aedes”, completou a diretora de Biossegurança.
Compartilhem, deixe seu Like





VÍDEO: Ladrão escala muro e furta bicicleta em Araçatuba
Simulacro de espingarda é encontrado pela GCM em casa abandonada durante corte de água em Birigui
Homem é multado em R$ 500 por matar Teiú em condomínio de Buritama
Acidente na zona rural de Glicério deixa dois motoristas feridos após colisão frontal
Homem de 23 anos morre em acidente fatal na zona rural de Glicério
Jovem empina moto, foge da PM em alta velocidade e acaba ficando a pé em Birigui