Birigui é representada em evento sobre Mobilidade Urbana e Tarifa Zero em São Carlos

Fotos: Divulgação
Da redação Diego Alves
O secretário de Mobilidade Urbana de Birigui, Vagner Freire, e o diretor de Planejamento e Engenharia de Trânsito, engenheiro Murilo Beltrão, participaram nesta sexta-feira (23), do lançamento de importantes estudos sobre mobilidade urbana e desenvolvimento dos municípios paulistas, realizado em São Carlos (SP). Os representantes participaram do evento em nome da prefeita Samanta Borini.
Promovido por instituições de ensino e pesquisa, o encontro contou com a apresentação de três estudos desenvolvidos por especialistas da Escola de Engenharia de São Carlos da USP (EESC-USP), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Faculdade de Tecnologia de Jaú (FATEC/Jaú). O objetivo é fornecer subsídios técnicos que ajudem a aprimorar o planejamento e a gestão do transporte público nas cidades.

Um dos estudos apresentados abordou o nível de desenvolvimento dos municípios paulistas, com foco nas cidades com mais de 100 mil habitantes. Foram analisados indicadores como taxa de mortalidade no trânsito, motorização, segurança e qualidade de vida, permitindo comparações entre os municípios e oferecendo dados para a formulação de políticas públicas mais eficazes.
MOBILIDADE URBANA E TARIFA ZERO
Outro destaque foi o estudo sobre mobilidade urbana e tarifa zero, que discutiu o histórico e os desafios atuais da mobilidade nas cidades brasileiras. A pesquisa detalhou uma metodologia de cálculo que permite estimar os custos operacionais de um sistema de transporte coletivo gratuito, modelo que tem sido debatido em diversas cidades como alternativa para garantir o acesso ao transporte.
O terceiro estudo apresentou um novo método para cálculo das tarifas e custos do transporte coletivo urbano, baseado em análises das tabelas tradicionais do Geipot e da ANTT. A partir dessas referências, foi desenvolvida a Tabela NEC (Núcleo de Estudos da Cidade), que busca oferecer maior precisão na estimativa dos custos operacionais, contribuindo para a definição de tarifas mais justas e sustentáveis.

Para o secretário Vagner Freire, a participação de Birigui no evento é estratégica: “Os estudos apresentados oferecem ferramentas técnicas que podem ser aplicadas no nosso município, fortalecendo o trabalho que já vem sendo desenvolvido no Plano Viário da prefeita Samanta Borini”, afirmou.
Segundo ele, os dados e métodos discutidos durante o evento podem enriquecer ainda mais as ações em andamento em Birigui, especialmente aquelas voltadas à melhoria do transporte coletivo e ao desenvolvimento urbano planejado.



Compartilhem, deixe seu Like