Birigui investe em tecnologia e treinamento da GCM para fiscalizar motoristas alcoolizados
Fotos divulgação
Da redação Diego Alves
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Birigui recebeu nesta quarta-feira (5) dois aparelhos de etilômetro, popularmente conhecidos como bafômetro, que serão utilizados em operações de fiscalização de trânsito na cidade. O equipamento mede a concentração de álcool no ar alveolar expelido pelos pulmões, permitindo identificar motoristas que dirigem sob o efeito de bebidas alcoólicas.

Os agentes da GCM participaram de um treinamento técnico ministrado pelo Capitão Gercimar, da 4ª Companhia da Polícia Rodoviária de Araçatuba, voltado ao correto manuseio e operação do equipamento.
Estiveram presentes no treinamento o secretário de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, Vagner Freire, o comandante da GCM, Robson Antônio Pereira, e o Vereador Everaldo Santelli, que destinou uma emenda impositiva para a aquisição de um dos etilômetros. O segundo aparelho foi comprado após a autorização da prefeita Samanta Borini, com recursos próprios da Secretaria de Mobilidade Urbana.
Os dois etilômetros adquiridos, são modelos modernos, equipados com modo ativo e passivo de medição. No modo ativo, o condutor sopra diretamente no bocal do aparelho, permitindo a leitura precisa do teor alcoólico presente no ar alveolar. Já no modo passivo, o equipamento é capaz de detectar a presença de álcool no ambiente próximo à boca do motorista sem a necessidade de contato físico, sendo ideal para fiscalizações rápidas e triagens em blitz. Essa tecnologia garante mais agilidade, segurança e eficiência nas operações realizadas pela GCM de Birigui.
Segundo o secretário Vagner Freire, a chegada dos etilômetros representa um avanço importante para a segurança viária do município.
“É um grande passo não só para a GCM, mas para Birigui. Esta aquisição faz parte do compromisso da nova gestão da prefeita Samanta Borini, que tem como principal objeto a redução de acidentes na cidade. Sendo assim, agora poderemos atuar de forma mais efetiva na fiscalização e prevenção de acidentes”, destacou o secretário
Sobre o etilômetro e as penalidades
O etilômetro é um dispositivo homologado pelo Inmetro que mede o teor alcoólico no organismo do condutor através do ar expirado. De acordo com o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sob a influência de álcool é considerado infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 2.934,70, suspensão do direito de dirigir por 12 meses e recolhimento da CNH.

Caso o condutor apresente até 0,33 miligrama de álcool por litro de ar expelido, é autuado administrativamente. Se o índice for igual ou superior a 0,34 mg/L, o motorista responde criminalmente pelo ato, conforme o artigo 306 do CTB, podendo ser detido de seis meses a três anos, além das sanções administrativas.
Com os novos equipamentos, a GCM de Birigui passará a integrar as ações de combate à embriaguez ao volante, reforçando o trabalho conjunto com a Polícia Militar e demais órgãos de trânsito na cidade.







Compartilhem, deixe seu Like





Bandeirante empata com o XV de Jaú e segue na lanterna da Série A3
Morre motociclista de 35 anos após grave acidente com caminhão em rodovia de Birigui
Família procura motociclista que desapareceu em Araçatuba
BAEP prende homem com 14 tijolos de maconha e porções de cocaína no bairro Araçatuba G
Motorista fica ferido após bater em carro estacionado e capotar em avenida no Quemil
Homem de 59 anos é encontrado morto em residência no Parque Nelson Calixto; oito cães são resgatados