Birigui recebeu pá carregadeira de mais de R$ 500 mil do Governo do Estado

Foto divulgação
Da redação Diego Alves
A Prefeitura de Birigui recebeu uma pá carregadeira avaliada em mais de meio milhão de reais (valor de mercador), entregue pelo governador Tarcísio de Freitas e pelo secretário de estadual de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, em cerimônia realizada no início desta semana no Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

O equipamento integra o programa Patrulha Agrícola e será usado para fortalecer a produção rural do município.
A pá carregadeira, que já está em Birigui, será integrada a frota do programa municipal Patrulha Agrícola, desenvolvido pela Diretoria de Produção Agropecuária da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
O Programa Patrulha Agrícola tem como objetivo oferecer prestação de serviços de mecanização, especialmente, para pequenos produtores, promovendo, assim, o desenvolvimento econômico e social do setor rural em Birigui.
“Agradecemos ao Governo do Estado de São Paulo por mais essa aquisição para Birigui e por valorizar o produtor rural. Este equipamento chega em um momento importante para atender a demanda no campo e os nossos produtores”, ressaltou a prefeita Samanta Borini.

COMO FUNCIONA A PATRULHA AGRÍCOLA
Por meio do programa Patrulha Agrícola, pequenos e médios produtores rurais podem fazer uso dos equipamentos, mesmo não sendo dono da propriedade, em Birigui.
Para acessar os maquinários por meio do programa, basta realizar um cadastro no Departamento Municipal de Produção Agropecuária, fornecendo dados simples como RG, CPF, endereço, e justificar o uso dos equipamentos na área rural.
Após a emissão de guia para liberação de uso, é recolhida uma taxa de uma Ufesp (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), a hora, para tratores agrícolas. No caso de máquinas da linha de construção, a taxa recolhida é de duas Ufesps. Hoje no valor de cada Ufesp é de R$ 37,02. As horas excedentes de uso serão pagas na devolução.
É ainda de responsabilidade do produtor rural requerente o abastecimento do maquinário, com óleo diesel. Tendo ainda de oferecer a alimentação ao motorista da que o programa disponibiliza para a execução do serviço.

A liberação do maquinário depende de agenda. Este ano, de janeiro a agosto, foram executadas 136 liberações pelo programa. No entanto, com a chegada das novas máquinas a expectativa é aumentar esse número de atendimentos.
Compartilhem, deixe seu Like