Câmara de Birigui aprova diretrizes do Orçamento de 2026 e reajuste para GCM
Foto divulgação
Da redação Diego Alves
Na noite da última terça-feira (3), foi realizada a primeira Sessão Ordinária do mês de junho, com uma pauta composta por quatro Projetos de Lei, todos de autoria do Poder Executivo. Entre eles, destacou-se o PLO nº 62/2025, que dispõe sobre as diretrizes gerais para a elaboração da Lei Orçamentária de 2026, contendo uma emenda propondo alterações.
Emenda e PLO n°62/2025
O Projeto de Lei que define as diretrizes para a Lei Orçamentária de 2026 foi aprovado em primeiro turno por unanimidade, com a presença de todos os quinze vereadores. A aprovação contou com uma emenda que ajusta cinco artigos, redefinindo responsabilidades entre o Executivo e o Legislativo, ampliando a flexibilidade na alocação de recursos e fortalecendo a transparência na execução orçamentária.

Na discussão e votação em plenário, os vereadores Everaldo Santelli (MDB), Marcos da Ripada (União Brasil), o presidente Pastor Reginaldo (PL), Vadão da Farmácia (DC), Fermino (PP) e Andréia Belmonte Zoio (DC) se manifestaram, justificando a emenda e reforçando os deveres dos parlamentares e a importância do papel do Legislativo na promoção da transparência e do controle responsável na execução da Lei Orçamentária.
Projeto de lei sobre remuneração de Guardas Municipais é aprovado em 2° turno
Além da discussão da Lei Orçamentária, a Câmara também aprovou, em segundo turno, o Projeto de Lei Complementar nº 07/2025, que altera o padrão de remuneração dos Guardas Civis Municipais (GCM) de terceira classe, com um reajuste de aproximadamente 21%. De autoria do Poder Executivo, a proposta já havia sido aprovada em primeiro turno durante a 13ª Sessão Ordinária do ano.
Durante a votação em plenário, não houve manifestações por parte dos vereadores, e o projeto foi aprovado de forma definitiva, por unanimidade, ao final da reunião.
PLC n°5/25 sofre vista
Outro Projeto de Lei Complementar também foi pautado na sessão. O PLC nº 5/2025 propõe alterações no artigo 101 da Lei Complementar nº 32/2010, que trata do Estatuto e do Plano de Carreira do Magistério Público e dos Profissionais de Apoio Educacional do Município de Birigui. A proposta tem como objetivo garantir que os títulos acadêmicos utilizados para progressão funcional estejam alinhados à prática educacional no serviço público municipal, evitando usos genéricos ou desvinculados da atuação efetiva do servidor.
Durante a discussão, foi solicitado pedido de vistas, e o projeto deve retornar à pauta na próxima sessão ordinária, prevista para a próxima terça-feira (10).

Projeto de lei sobre o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é aprovado por unanimidade
O Projeto de Lei Ordinária nº 31/2025 também foi colocado em discussão no plenário. A proposta altera a redação do artigo 3º da Lei nº 4.772/2006, que trata da composição do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
Conforme o texto, o conselho passará a ser composto por quatorze membros, sendo sete representantes da sociedade civil e sete do poder público, cada um com seu respectivo suplente.
Durante a sessão, o projeto foi aprovado por unanimidade, sem manifestações por parte dos parlamentares.
Ao vivo
A sessão foi encerrada com a aprovação de três Projetos de Lei e um projeto complementar enviado para vistas. É possível acessar a gravação da Audiência no canal Câmara de Birigui no Youtube e na página da Câmara no Facebook. Além disso, a gravação do Youtube também pode ser acessada na página inicial deste site.
Compartilhem, deixe seu Like





Prefeitura de Birigui interdita temporariamente estrada rural danificada pela chuva
Birigui irá receber atendimento da Van da CDHU Móvel, na próxima semana
Motociclista com licenciamento da moto vencido fica ferida em colisão com carro em Birigui
Bicicletas motorizadas seguem sendo apreendidas em Birigui pela PM após alteração na legislação
Secretaria de Governo de Araçatuba amplia captação de recursos
Adolescente tem bicicleta motorizada apreendida durante fiscalização em Birigui
Vídeo: Motorista foge após colisão com moto na SP-463 e deixa mulher gravemente ferida
Adolescente é flagrado pela PM conduzindo bicicleta motorizada irregular no Centro de Araçatuba