Carlos Faria é reconhecido por contribuição na vinda do Hospital Estadual Regional para Birigui
Homenageado teve participação especial na vinda do Hospital Estadual Regional, que em breve começará a ser construído em Birigui
Da redação Diego Alves
A entrega do título de cidadão biriguiense ao consultor comercial, Carlos Antônio Farias, marcou a última sessão solene realizada pela Câmara Municipal de Birigui de 2024, nesta sexta-feira (13). O evento contou com um grande público formado por empresários, investidores, políticos, jornalistas, amigos e familiares do homenageado. A noite também foi de muita emoção.
O reconhecimento do trabalho desenvolvido por mais de três décadas por Farias em cidades da região, especialmente em Araçatuba e Birigui, veio devido a sua atuação na atração de investimentos, enfrentamentos de crises, geração de emprego, respeito ao meio ambiente e a priorização pela qualidade de vida.
Grande articulador de projetos e como secretário municipal de Governo de Birigui, Carlos Farias, teve participação especial na vinda do Hospital Estadual Regional, que em breve começará a ser construído no município.
Ao sugerir projeto de lei favorecendo a implantação do operador logístico em Birigui, atraiu para o município investimentos que ultrapassam R$ 50 milhões do Grupo Já, que atua no ramo da construção civil.
Carlos Farias também foi o responsável por colocar Birigui no radar de investimento do Grupo Toledo Piza, grande gerador de emprego.
“Entre tantas qualidades do Carlos Farias, não posso deixar de destacar que, desde sua vinda para o Governo (julho de 2023), ele foi um grande pacificador entre os poderes (Executivo e Legislativo). De lá para cá, a cidade viu importantes investimentos, tendo como o de maior destaque o Hospital Estadual Regional”, fez questão de exaltar o presidente da Câmara, André Luis Moimás Grosso (André Fermino).
A homenagem para Carlos Farias foi proposta pelos vereadores André Fermino, Valdenir Frederico (Vadão da Farmácia) e Marcos Antônio Santos (Marcos da Ripada). O projeto de lei teve a aprovação unanime dos 15 vereadores da Casa de Leis.
Para o vereador Marcos da Ripada, Carlos Farias deveria receber o título de “Cidadão Regional”, tamanha a sua capacidade de trabalho.
Já Vadão da Farmácia fez questão de Farias “tem capacidade de realizar”. O vereador também pontuou a preocupação com o desenvolvimento social que permeia todas as ações do homenageado da noite.
Para o empresário e representante da Fecomércio, Mauricio Pazian, a atuação de Carlos Farias foi um divisor de águas durante a pandemia, quando a economia de Birirgui sofria, assim como todo o Brasil, com a recessão imposta pela pandemia de covid-19. “Não fosse o olhar preciso e as ações rápidas com ações de crédito, muitos dos nossos pequenos comércios estariam fechados”, destacou Pazian.
Representante da Fiesp, o empresário Samir Nakad, também não poupou as palavras para exaltar a capacidade de trabalho e o currículo de Carlos Farias. “Carlos está sempre disposto a servir, trabalha em prol da coletividade. Por isso, hoje, Birigui está mais formosa”, disse Nakad após citar trecho do hino do município que fala justamente dessa qualidade que também é atribuída à Birigui.
Amigo pessoal e apoiador em diferentes projetos, o empresário Jamil Buchalla, disse que conhece Carlos Farias há muitos anos. “Tenho orgulho de tê-lo como amigo. Birigui acaba de receber um filho glorioso”, frisou o empresário.
PRESTÍGIO
Durante a cerimônia foram transmitidas por meio de vídeos mensagens de empresários que não puderam participar presencialmente da solenidade. Gravaram depoimentos Ailton Amarro (ConstruJá); Jairo Arenazio (Pluma Gen); Níveo Maluf (Bunge); Luciano Hang (Havan); Ana Lúcia Vizioli Hashimoto (coordenadora do Centro Pop); Moisés de Souza (Grupo Aval); Ederson Muffato (Grupo Muffato); Marcelo Xavier (GrennYellow Brasil); André Luiz Veiga Gimenes (Cepea/Epusp); Jamil Buchalla (que também participou da solenidade); e o prefeito Leandro Maffeis.
Todos destacaram o compromisso de Carlos Farias em promover o desenvolvimento e a forma acolhedora como conduz todos os seus trabalhos.
Ana Lucia, do Cento Pop, fez questão de recordar o viés de esperança do projeto que capacitou moradores de rua como cuidadores de praça.
EMOCIONADO
Todos os depoimentos foram acolhidos por Carlos Farias com muita emoção. Em seu discurso carregado de humildade apesar de sua grandeza profissional, agradeceu a homenagem e recordou sua origem na pequena cidade de Santópolis do Aguapeí. Lembrou também dos valores passados por sua família e sua indagação por ter de deixar a cidade em busca de melhores condições profissionais, na Capital Paulista.
“Eu não entendia como em uma região com tanta potencialidade, as pessoas tinham que deixar para trabalhar e desenvolver. Olhava como se fosse retrovisor, disposto a retornar para ajudar e mudar esta realidade”, disse Carlos Farias.
Recordou também sua entrada para o serviço público ao ser aprovado em concurso na Prefeitura de Araçatuba, onde ingressou em um cargo, mas que não tinha função. Foi a partir daquele momento que passou a prospectar o mercado com a intenção de colocar Araçatuba no mapa dos grandes empreendimentos.
Segundo ele, foi um trabalho difícil, mas convenceu empresário a instalar uma unidade da rede de fast food McDonald’s na cidade. A partir daí, outros investimentos aconteceram com a participação de seu trabalho.
Em discurso robusto que mais de 20 minutos o homenageado ainda abordou a importância e de dar respaldo ao empreendedor, pensando até mesmo no bem-estar de sua família. Para ele, a abordagem humanizada que procura imprimir em suas prospecções tem feito a diferença na atração de novos investidores para a região. “Não é apenas negócio. É preciso pensar nas pessoas”, frisou ele completando que é preciso cuidar melhor das cidades para que as pessoas também tenham qualidade de vida.
Carlos Farias é formado em administração de empresas e direito. É especialista em projetos de desenvolvimento nas áreas de gestão pública e privada. Também possui especialização em logística e transportes pelo Programa de Treinamento para Desestatização e Infraestrutura, realizado em São Paulo, fruto de um acordo de cooperação entre o Governo do Estado de São Paulo, a Escola de Administração de Empresas de São Paulo – Fundação Getúlio Vargas, a John F. Kennedy School of Government (Harvard) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Compartilhem, deixe seu Like