Carreta de mamografia já realizou 246 exames; atendimento segue até sábado em Araçatuba
Fotos divulgação
Da redação Diego Alves
A carreta do programa Mulheres de Peito já realizou 246 exames gratuitos de mamografia nos cinco primeiros dias de atendimento em Araçatuba. A unidade móvel está desde o dia 24 de junho na Praça Rui Barbosa e permanece no município até o próximo sábado (5).
A aposentada Marly Rachel Pedrosa Braz, 70 anos, moradora do Bairro Manoel Pires, realizou o exame nesta segunda-feira (30). “O médico de Fernandópolis, onde eu fazia acompanhamento, me aconselhou a realizar o exame a cada dois anos. Então, faço para prevenção e acompanhamento”, comentou.

Moradora do Bairro Castelo Branco, a aposentada Neusa Ferreira dos Santos, 66 anos, afirmou que todo ano faz a mamografia para prevenção do câncer de mama. “Como o médico me solicitou o exame, aproveitei que a carreta está aqui na praça para fazer gratuitamente”, disse.
QUEM PODE FAZER
Podem fazer o exame mulheres de 50 a 69 anos, que devem levar apenas um documento com foto e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Mulheres de 35 a 49 anos e acima de 70 anos devem apresentar o pedido médico, além do RG e cartão do SUS.
Até sexta-feira (4), o atendimento acontece das 8h às 17h, com a distribuição de 50 senhas por dia, que são entregues por ordem de chegada no período da manhã. No dia 5 de julho, último dia dos exames, a carreta funcionará das 8h às 12h, com a disponibilização de 25 senhas.
A ação é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e conta com o apoio da Prefeitura de Araçatuba, por meio do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria Municipal de Saúde. A vinda da carreta foi articulada pelo pastor Esdras Santana, com apoio do deputado estadual Oseias de Madureira.

LAUDO
As pacientes recebem as imagens capturadas no mamógrafo imediatamente após o exame. Já o laudo é disponibilizado em até 48 horas e pode ser acessado no site do programa Mulheres de Peito, por meio de login e senha informada durante o atendimento na carreta.
Em caso de alteração, as pacientes serão contatadas e acompanhadas pela atenção básica da cidade. Se necessário, a mulher receberá encaminhamento para realização de exames complementares e tratamento na rede Hebe Camargo, serviço de referência do município.










Crise: AEA demite técnico após nova derrota no Paulista da Série A4
Homem é preso por violência doméstica após ameaçar e agredir esposa e enteada em Birigui
GCM detém dois por pichação no córrego Biriguizinho e apreende materiais no Centro de Birigui
Com o “gol que o Pelé não fez”, Bandeirante vira no fim, vence a primeira e deixa a zona de rebaixamento da A3
Homem é preso após arrombar porta da Câmara Municipal de Piacatu
Motociclista de 28 anos morre após colisão contra canteiro central na Avenida João Cernach, em Birigui
12º BAEP prende homem com mandado por desacato e lesão corporal em Penápolis