Casal é preso pela PM após castrar cachorro com faca e deixá-lo sangrando na rua em Buritama

Foto: Divulgação
Da redação Diego Alves
Um casal foi preso em flagrante na manhã desta quarta-feira (14) em Buritama (SP) por crime de maus-tratos a animal, após a Polícia Militar flagrar um cachorro ferido gravemente em frente à residência onde ocorreu uma denúncia anônima. A equipe policial foi acionada com a informação de que um indivíduo teria castrado um cão de forma clandestina.

Ao chegarem ao local, os policiais Cabo Tardochi e Soldado Gilson encontraram um cachorro de cor preta e branca com sangramento nas patas traseiras. O homem, que estava sentado na entrada da casa, inicialmente negou ser o dono do animal, mas posteriormente admitiu ter realizado uma castração no animal.
O serviço de Zoonoses foi imediatamente acionado para prestar socorro ao cachorro, que foi encaminhado para atendimento veterinário. Segundo informações, o animal passou por cirurgia e segue em observação devido à complexidade dos ferimentos.
Durante a tentativa de detenção, o homem de 46 anos, resistiu à abordagem, sendo necessário o uso de força para contê-lo. Ele acabou se ferindo ao bater a cabeça em um objeto e foi encaminhado sob escolta para atendimento médico na Santa Casa de Buritama.

Na residência, a esposa do autor, uma mulher de 56 anos, também confessou envolvimento, relatando que segurou o animal para que o marido realizasse a castração. Ela entregou aos policiais a faca utilizada, que já havia sido lavada. Diante dos fatos, ambos receberam voz de prisão e foram conduzidos à delegacia, a mulher em viatura com presença de policial feminina.
Ainda com o que foi apurado, a Diretora do Departamento de Zoonoses e sua equipe estiveram no local e constataram a gravidade do ocorrido. Durante a perícia, foram localizados os testículos do cachorro descartados em um saco de lixo.
PRESOS
O delegado de plantão ratificou a prisão em flagrante do casal, que permaneceu à disposição da Justiça para audiência de custódia. Durante a espera por atendimento médico, o homem ainda afirmou que costuma realizar castrações em seus próprios cães e que a intervenção no animal ferido teria sido feita a pedido de um amigo.

INVESTIGAÇÃO
A Polícia Civil segue com as investigações e poderá responsabilizar outras pessoas envolvidas no caso. O crime de maus-tratos a animais é previsto na Lei Federal nº 9.605/98, com pena de reclusão e multa.






