Centro Oncológico de Reabilitação de Birigui atende mais de 400 pacientes com terapias

Da redação Diego Alves
O Core (Centro Oncológico de Reabilitação) da Secretaria Municipal de Saúde de Birigui tem 404 pacientes – entre adultos e crianças – cadastrados que participam das ações de intervenção terapêutica no setor. Os atendimentos ocorrem pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O serviço funciona em um espaço no prédio do Centro Médico, na região central da cidade.

O objetivo do Core é promover a reabilitação física e emocional de pacientes oncológicos em diferentes graus. “Trabalhamos com terapias desde o pré-operatório, no período de cirurgia e no pós-operatório”, contou a fisioterapeuta Larissa Hostalacio, responsável pelo serviço.
Conforme a fisioterapeuta, também são atendidos pacientes com câncer que estão passando por intervenções como radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e imunoterapia com a finalidade de curar ou conter o avanço da doença. “Temos ainda os que buscam cuidados paliativos na terminalidade. Daí nosso trabalho é focado na qualidade de vida desse doente”, concluiu.

MULTIDISCIPLINAR
Os pacientes do Core de Birigui são atendidos por equipe multidisplinar composta por fisioterapeuta acupunturista, pela nutricionista Drielly Rodrigues Viudes e pela psicóloga Bruna Rister Lemos, de maneira individual e coletiva.
O trabalho coletivo é desenvolvido as segundas e quartas-feiras, das 7h15 às 8h15. A dinâmica envolve a realização de exercício em grupo, com o intuito de melhorar a amplitude de movimento, equilíbrio, fortalecer e alongar os grupos musculares, melhorar o retorno venoso e linfático. “Os exercícios são realizados com música, no colchonete, com halteres e tornozeleiras de 1kg, bola, bastão e faixas elásticas”, descreveu Larissa.

Com a psicóloga o tratamento é feito de forma coletiva e individual. A terapia é desenvolvida no sentido de fortalecer o emocional do doente para ajudá-lo no enfrentamento da doença. Já a nutricionista presta serviço individual e alinhado com a necessidade de cada paciente. Todos os ajustes alimentares são pensados de maneira que o doente tenha na alimentação o apoio para enfrentar as mais diferentes fases do tratamento contra o câncer.
PALESTRAS
Além de todos esses atendimentos, no espaço o doente também tem acesso ao trabalho educativo através de palestras informativas sobre os cuidados no pós-operatório de algumas cirurgias, bem como orientações de hábitos saudáveis para evitar recidivas, estratégias para saúde mental, entre outros temas.

Larissa contou que os pacientes chegam até o serviço encaminhados pelas equipes médicas que os acompanham durante o tratamento oncológico. “No entanto, o doente que não tem o encaminhamento, mas tem a necessidade do serviço também é acolhido”, afirmou a fisioterapeuta.
Compartilhem, deixe seu Like 👍





PM recupera motocicleta roubada no Jandaia ll, abandonada no bairro Portal do Parque, em Birigui
Polícia Militar flagra tráfico de drogas e prende dois homens em Birigui
Homem é multado em R$ 6 mil por amputar pata de cachorro em Santo Antônio do Aracanguá
Casal tem carro alvejado por vários tiros após sair de culto religioso em Birigui
Secretaria de segurança de Birigui conclui instalação de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos
Homem de 60 anos morre em colisão entre carro e Jeep na rodovia Assis Chateaubriand, em Braúna
Homem é multado em R$ 1.500 por manter jabutis em cativeiro em Araçatuba
Câmara defende revogação de decreto federal que afeta estudantes com deficiência e APAEs, em Penápolis