Comissão de Saúde da Alesp promove audiência pública para conhecer demandas da região de Araçatuba
Foto divulgação
Da redação Diego Alves
A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) realizou, nesta quinta-feira (7), uma audiência pública em Araçatuba para fazer um diagnóstico sobre a situação do setor nos 40 municípios que compõem o Departamento Regional de Saúde (DRS-2).
Organizado pela deputada estadual Bruna Furlan, presidente da comissão, o encontro, no auditório do Unitoledo Wyden, reuniu prefeitos, vereadores, secretários municipais de saúde, representantes de hospitais filantrópicos e profissionais de saúde de Araçatuba e região.

PLANO DE TRABALHO
De acordo com a deputada, a audiência faz parte do plano de trabalho da comissão, que pretende ouvir gestores dos 17 Departamentos Regionais de Saúde do Estado para identificar gargalos e apresentar propostas que contribuam para a melhoria do atendimento prestado na rede pública.
“É a décima visita que realizamos para conhecer a realidade da saúde e recolher informações sobre as demandas regionais dos equipamentos da rede pública de saúde, dos hospitais filantrópicos, enfim, de tudo que possa contribuir para aperfeiçoarmos o atendimento à população”, afirmou Bruna.
Além da deputada estadual, a mesa de autoridades foi composta pelo diretor do DRS 2, Francisco Carlos Bassalobre, pelo prefeito de Guararapes, Alex Arruda, e pelo secretário municipal de Saúde de Araçatuba, Daniel Martins Ferreira Júnior, que representou o prefeito Lucas Zanatta.
LEITOS
Daniel Martins ressaltou a importância da regionalização da saúde feita pelo Governo de São Paulo e reafirmou a necessidade de ampliação do número de leitos na região. Ele pediu, ainda, um maior investimento na rede pública de saúde regional, o que foi endossado pelos demais presentes.
“Temos apenas um hospital de alta complexidade e uma única UTI pediátrica para os 40 municípios. Em relação à UTI adulta, temos apenas 80 leitos, juntando os hospitais da região. Precisamos, no mínimo, o dobro disso para atender adequadamente a nossa população”, destacou.
O secretário também lembrou que Araçatuba pertence à Rede Regional de Atenção à Saúde (RRAS) de São José do Rio Preto, que possui muito mais equipamentos e investimentos. “Precisamos que seja feita uma divisão da rede, para que nossa região seja vista e receba mais investimentos”, completou.

EMENDA PARLAMENTAR
Ao final da audiência, o secretário de saúde entregou três ofícios à deputada estadual solicitando a destinação de emenda parlamentar para aquisição de veículos, custeio para o tratamento de doenças relacionadas à oftalmologia e para aquisição de medicamentos, insumos e materiais médico-hospitalar.
“Foi muito importante receber a deputada estadual Bruna Furlan em Araçatuba, juntamente com o DRS, para ela conhecer in loco os problemas da nossa região e para que a Comissão de Saúde possa nos ajudar a melhorar a saúde local e regional”, afirmou Daniel Martins.








Compartilhem, deixe seu Like





Acidente na zona rural de Glicério deixa dois motoristas feridos após colisão frontal
Homem de 23 anos morre em acidente fatal na zona rural de Glicério
Jovem empina moto, foge da PM em alta velocidade e acaba ficando a pé em Birigui
Câmara de Birigui aprova criação da Loteria Municipal proposta pela prefeita Samanta Borini
Proença Supermercados inaugura em Birigui nesta quinta-feira (13) com show da dupla Gabriel & Santiago
Assassino de policial em Araçatuba morre em confronto com PM em Três Lagoas