Convênio de gestão da Farmácia de Alto Custo pela Santa Casa é reajustado e renovado por mais seis meses

Foto: divulgação
Da redação Diego Alves
A Secretaria de Estado da Saúde renovou por mais seis meses o convênio de gestão da Farmácia de Medicamentos Especiais (Farmácia de Alto Custo) pela Santa Casa de Araçatuba. O Termo Aditivo do convênio nº 000093/2025, vencido em de junho, foi publicado segunda-feira (30) no Diário Oficial do Estado de São Paulo. O convênio vai vigorar até 31 de dezembro deste ano.

Na renovação, a secretaria reajustou de R$ 95 mil para R$ 120 mil o valor mensal a ser pago à Santa Casa pela gestão da farmácia, o que compreende custeio da folha de pagamento dos 22 funcionários, material de consumo e gerenciamento da unidade.
O incremento de 26,32%, antiga reivindicação da Santa Casa, vai possibilitar melhorias no funcionamento da farmácia, como por exemplo, modernização do sistema de refrigeração para armazenamento de medicações e manutenção dos equipamentos de climatização ambiente. O plano de trabalho elaborado pelo hospital ao pleitear o reajuste, também prevê contratação de oito funcionários dentre auxiliares administrativos e auxiliares de farmácia para aumentar o quadro funcional, que passará de 22 para 30 colaboradores. O objetivo é dinamizar os atendimentos presenciais e reduzir o tempo de espera para entrega dos medicamentos. A ampliação de 6h para 8h na jornada de trabalho das farmacêuticas também está prevista como estratégia para agilizar a preparação das prescrições dos pacientes.
“Agora, a atividade se paga, e neste momento conseguiremos viabilizar o gerenciamento”, afirmou o provedor da Santa Casa de Araçatuba, dr. Everton Santos, ao rememorar um longo período em que ocontrato para gerenciamento da Farmácia de Alto Custo era deficitário e dificultava investimentos. “O subfinanciamento foi uma das dificuldades enfrentadas na gestão da unidade. Porém, em vez de abrir mão de um serviço financeiramente deficitário, a Santa Casa permaneceu à frente da Farmácia de Alto Custo para cumprir um compromisso social de manter esse serviço que é de grande importância para a cidade e região”, explicou o provedor.

A Farmácia de Alto Custo organiza e distribui medicamentos especializados fornecidos pela Secretaria Estadual de Saúde e sob gestão da Santa Casa de Araçatuba. A unidade funciona em anexo ao Posto de Saúde e distribui em média 1, 3 milhão de medicações/mês para atender prescrições de 37 mil pacientes das 40 cidades da região. Desse total, 8 mil pacientes são atendidos de forma presencial todos meses. Para os demais 29 mil, a Farmácia envia as medicações por malotes enviados às secretarias municipais de saúde para distribuição aos pacientes.




Compartilhem, deixe seu Like