Coroados decreta situação de emergência em saúde devido à epidemia de dengue

Foto: ilustrativa
Da redação Diego Alves
O prefeito de Coroados (SP), Roberto Carrilho Alves, conhecido como “Chéco”, decretou nesta última quarta-feira (15), situação de emergência em saúde pública devido ao aumento significativo dos casos de dengue na cidade. O anúncio foi realizado após uma reunião com a Secretária de Saúde, Lucinéia Correia Albuquerque, e demais membros da administração municipal, na região de Araçatuba (SP).

O decreto autoriza a Prefeitura a adotar medidas imediatas para conter a epidemia, incluindo a aquisição de insumos e materiais necessários e a contratação temporária de servidores para reforçar as ações de combate à doença. Além disso, as férias e folgas dos agentes de combate a endemias e dos agentes comunitários de saúde foram suspensas temporariamente.
De acordo com o prefeito Roberto Carrilho, o enfrentamento à dengue depende da colaboração da população. Ele pediu aos moradores que permitam o acesso dos agentes de saúde às residências para vistorias e identificação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. “O estado de emergência é uma questão de saúde pública. Somente unidos conseguiremos superar essa crise”, afirmou o prefeito.
O município investiga um óbito possivelmente relacionado à dengue. Na última terça-feira (14/1), um paciente diagnosticado com a doença faleceu, e a causa da morte está sob investigação. Exames laboratoriais estão sendo aguardados para confirmar a relação com a doença.

Até o momento da publicação do decreto, Coroados registrava 50 casos positivos de dengue, 106 pacientes aguardando resultados de exames e 28 testes negativos.
A Prefeitura reforça o apelo para que os moradores adotem medidas preventivas, como eliminar recipientes com água parada, e colaborem com as ações de combate ao mosquito transmissor.
Compartilhem, deixe seu Like