Defesa Civil emite alerta severo para chuvas fortes e orienta população de Birigui
Imagem ilustrativa
Da redação Diego Alves
A Defesa Civil de Birigui emitiu um alerta severo para a ocorrência de chuvas fortes nos próximos dias em todo o Estado de São Paulo. O aviso também atinge a região de Birigui, Araçatuba e São José do Rio Preto, com previsão de temporais acompanhados de rajadas intensas de vento, descargas elétricas e possibilidade de queda de granizo de forma isolada.

De acordo com as informações meteorológicas, nesta segunda-feira (29), a aproximação de um sistema atmosférico, mesmo afastado no oceano, aliada às altas temperaturas, deve favorecer a formação de pancadas de chuva de forte intensidade. Embora não haja previsão de grandes acumulados, o potencial para tempestades severas exige atenção redobrada, especialmente em áreas mais vulneráveis.
Na terça-feira (30), o sistema meteorológico continuará influenciando a região, com ventos soprando do oceano em direção ao continente, intensificando as chuvas fortes, a atividade elétrica e as rajadas de vento, além de risco pontual de granizo. A Defesa Civil reforça o alerta para possíveis transtornos causados por tempestades severas.
Já na quarta-feira (31), o sistema deverá estar mais afastado, resultando em um padrão típico de verão, com calor ao longo do dia e pancadas de chuva isoladas no período da tarde e noite, também acompanhadas de raios, vento forte e eventual queda de granizo.
Tendência para os próximos dias
Entre quinta-feira (1º de janeiro) e pelo menos domingo (4), a principal preocupação será a lenta passagem de uma frente fria pelo Estado de São Paulo, que poderá permanecer estacionada no litoral da Região Sudeste. Essa condição pode favorecer a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), com chuvas persistentes e volumes elevados, principalmente na faixa leste do estado. A Defesa Civil alerta, especialmente, quem pretende viajar para o litoral paulista.
Locais com risco de alagamentos em Birigui
Durante períodos de chuva intensa, a população deve evitar transitar pelas seguintes localidades:
- Parque do Povo;
- Avenida José de Arruda Camargo x Avenida Paulo da Silva Nunes (Paineiras);
- Avenida João Cernach, próximo ao Centro da Terceira Idade;
- Rua Francisco Galindo de Castro, nas proximidades da Rua Bandeirantes;
- Avenida José Masson (entre as ruas José Paludeto e Jair Natal).

Orientações à população
A Defesa Civil reforça cuidados antes, durante e após as chuvas, como não transitar por áreas alagadas, buscar locais elevados em caso de elevação rápida do nível da água, proteger documentos e objetos de valor, desligar aparelhos elétricos e garantir a segurança de todos, incluindo animais de estimação.
Após as chuvas, a orientação é aguardar a água baixar antes de retornar para casa, não utilizar equipamentos elétricos molhados, descartar alimentos e bebidas que tiveram contato com a água da inundação e redobrar a atenção com estruturas danificadas e animais peçonhentos.
Telefones de emergência
- 199 – Defesa Civil
- 193 – Corpo de Bombeiros
- 153 – Guarda Municipal
- 190 – Polícia Militar
A Defesa Civil reforça: priorize sempre a vida. A prevenção e a atenção aos alertas são fundamentais para reduzir riscos e evitar acidentes.
Defesa Civil: somos todos nós.
Compartilhem, deixe seu Like





Homem é preso em flagrante por tentativa de furto qualificado em residência de Birigui
Homem é preso por tráfico de drogas após denúncia no bairro Vila Bandeirantes, em Birigui
Primeira noite do rodeio é marcada por emoção e grande público em Glicério
“Pegou no Pulo” GCM de Birigui flagra descarte de lixo em área rural e encontra condutor com CNH vencida
Aniversário inesquecível: Criança apaixonada pela Polícia Militar recebe visita surpresa em Coroados
Bebê de 7 meses morre após se engasgar em Guararapes
Defesa Civil emite alerta severo para chuvas fortes e orienta população de Birigui