Dia Mundial do Diabetes: Endocrinologista alerta para os riscos do diagnóstico tardio e impactos severos da doença
Fotos Divulgação
Da redação Diego Alves
No Dia Mundial do Diabetes, comemorado nesta quinta-feira (14), o médico endocrinologista, professor doutor Isio Carvalho de Souza, que atua na equipe de plantonistas da UTI Adultos da Santa Casa de Araçatuba, alerta sobre o impacto que a doença, quando não tratada corretamente, provoca na vida das pessoas.

“Metade dos pacientes atendidos por infarto são diabéticos e cerca de 70% dos pacientes vitimados por AVC (Acidente Vascular Cerebral) também têm diabetes”, informa o endocrinologista ao traçar o perfil dos atendimentos de urgência e emergência, que poderiam ter sido evitados ou minimizados se os pacientes tivessem tratado do diabetes conforme recomendação médica.

O endocrinologista revela também que “muitas pessoas só descobrem que são diabéticas quando já apresentam complicações graves, como a perda de visão ou problemas renais”. Ele cita o exemplo de pacientes que chegam ao oftalmologista ou ao Hospital do Rim e descobrem que são diabéticos há anos, sem saber. Por sua experiência, Dr. Isio estima que o “delay” médio entre o início da doença e a descoberta é de 8 anos. O médico, que também é professor do Curso de Medicina no UniSALESIANO e preceptor de Clínica Médica do Programa de Residência Médica da Santa Casa de Araçatuba, também associa a doença de Alzheimer ao diabetes descoberto tardiamente e/ou tratado de forma inadequada.



Compartilhem, deixe seu Like





Bebê de 7 meses morre após se engasgar em Guararapes
Beneficiado pela “saidinha” é preso pela PM após agredir a companheira em Buritama
PM captura homem com mandado de prisão durante atendimento de acidente em Gabriel Monteiro
Falta de água gera reclamações em bairros de Birigui; Prefeitura divulga nota sobre manutenção emergencial
AGORA: Homem é morto a tiros em frente ao condomínio Moradas, em Araçatuba
Incêndio atinge residência no Portal da Pérola II e jovem fica ferido ao socorrer o filho de apenas 4 anos