Dia Mundial do Diabetes: Endocrinologista alerta para os riscos do diagnóstico tardio e impactos severos da doença
Fotos Divulgação
Da redação Diego Alves
No Dia Mundial do Diabetes, comemorado nesta quinta-feira (14), o médico endocrinologista, professor doutor Isio Carvalho de Souza, que atua na equipe de plantonistas da UTI Adultos da Santa Casa de Araçatuba, alerta sobre o impacto que a doença, quando não tratada corretamente, provoca na vida das pessoas.

“Metade dos pacientes atendidos por infarto são diabéticos e cerca de 70% dos pacientes vitimados por AVC (Acidente Vascular Cerebral) também têm diabetes”, informa o endocrinologista ao traçar o perfil dos atendimentos de urgência e emergência, que poderiam ter sido evitados ou minimizados se os pacientes tivessem tratado do diabetes conforme recomendação médica.

O endocrinologista revela também que “muitas pessoas só descobrem que são diabéticas quando já apresentam complicações graves, como a perda de visão ou problemas renais”. Ele cita o exemplo de pacientes que chegam ao oftalmologista ou ao Hospital do Rim e descobrem que são diabéticos há anos, sem saber. Por sua experiência, Dr. Isio estima que o “delay” médio entre o início da doença e a descoberta é de 8 anos. O médico, que também é professor do Curso de Medicina no UniSALESIANO e preceptor de Clínica Médica do Programa de Residência Médica da Santa Casa de Araçatuba, também associa a doença de Alzheimer ao diabetes descoberto tardiamente e/ou tratado de forma inadequada.



Compartilhem, deixe seu Like





Morre idosa de 70 anos atropelada em Birigui
Homem é preso por descumprir medida protetiva e ameaçar ex-companheira no Candeias em Birigui
Homem é preso após agredir a própria mãe no Recanto Verde, em Birigui
Homem é preso após agredir a esposa com paulada na cabeça em Birigui
Homem é preso pela ROCAM após fuga e flagrante de motocicleta adulterada em Birigui
Crise: AEA demite técnico após nova derrota no Paulista da Série A4
PM apreende armas de fogo após desentendimento familiar em Santo Antônio do Aracanguá
Polícia Militar prende dois por tráfico de drogas no bairro Beatriz, em Araçatuba