Em novo prédio e com mais especialidades,atendimento em ambulatório segue em alta em Araçatuba

Fotos divulgação
Da redação Diego Alves
Os indicadores do primeiro trimestre deste ano mantêm a alta nos atendimentos que vem sendo registrada desde o final de 2024, quando o Ambulatório de Especialidades Médicas mudou para novo prédio. Entre janeiro e março deste ano, a unidade registrou média de 1.780 consultas/mês contra 1.496 no mesmo período de 2024. O aumento no trimestre foi de 18,9%. Em relação a 2023, o ambulatório atendeu 15,9% a mais. Foram 17.957 consultas realizadas em 2024 e 15.492, em 2023.

O volume de atendimentos pactuado entre a Secretaria Estadual de Saúde e a Santa Casa de Araçatuba para oferta de consultas, exames, encaminhamento para cirurgia e/ou alta de tratamentos de pacientes de 40 cidades da região não foi alterado. No entanto, alguns fatores contribuíram para que o ambulatório atendesse mais.
A mudança do espaço limitado no hospital para prédio mais amplo na rua Tiradentes, reformado e adequado pelo UniSALESIANO através de recursos do Programa Mais Médicos, é um deles. Além de mais conforto para pacientes e colaboradores na nova estrutura, o ambulatório passou a contar com nove consultórios e salas para avaliações e curativos pós-cirúrgicos, avaliações de enfermagem e para eletrocardiograma. Com mais consultórios médicos de especialidades com maior demanda, agora atende mais dias na semana.

A quantidade de especialidades também aumentou de 15 para 19. Dentre as novidades, estão a volta de especialistas em Urologia para tratamentos clínicos e cirúrgicos e Oftalmologia, especializada em doenças dos olhos como catarata, glaucoma e refração. A demanda reprimida de ambas era de 156 pacientes que agora estão sendo chamados para atendimento.
A média diária é de 120 pacientes atendidos nas especialidades de Cirurgia Geral, Cirurgia Cardiovascular, Cardiologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Fonoaudiologia, Ginecologia, Neurologia, Neurocirurgia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Oncologia Torácica, Oncologia para Neurologia, Otorrinolaringologia, Pediatria e Urologia.






Compartilhem, deixe seu Like