Equipe técnica da ONU se reúne com técnicos da Prefeitura de Birigui

Foto divulgação
Da redação Diego Alves
A agenda de sustentabilidade de Birigui ganhou um importante avanço com a visita de representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), nesta quarta-feira (01/10). O encontro, que seguiu o anúncio da parceria durante o 3º Café Empresarial, marcou a fase prática de um projeto que busca transformar a gestão de resíduos sólidos na cidade.

O trabalho começou com uma reunião técnica no dia anterior, da qual participaram o corpo técnico da Prefeitura e os consultores da ONU.
Estiveram presentes representando a prefeita Samanta Borini, na vistoria técnica, os secretários Carlos Farias (Desenvolvimento Econômico); Danilo de Sousa Ferreira (Serviços Públicos); além da diretora de Processos Ambientais, Gabriela Barbosa; e o diretor Administrativo da Secretaria de Serviços Públicos, David Souza.
O time municipal se alinhou com Felipe Dall (oficial de Programas da ONU Meio Ambiente) e Carlos Silva Filho (consultor Internacional da ONU) para definir os próximos passos da colaboração.
Na manhã desta quarta-feira, Felipe Dall e Carlos Silva Filho foram levados a uma visita técnica para conhecer de perto a realidade do município. A comitiva inspecionou o Aterro Sanitário Municipal, o Aterro de Inertes Municipal e a Lagoa de Tratamento de Água e Esgoto. Houve também o encontro com os membros da Cooperativa de Catadores de Reciclável, que representa o contato direto com o elo central da cadeia de reciclagem da cidade.

A inspeção detalhada deverá permitir que os especialistas da ONU adaptem as diretrizes globais de economia circular à infraestrutura e aos desafios locais, tornando o projeto mais eficiente e com resultados mais rápidos. A agilidade da visita, um dia após o anúncio público da parceria, demonstra a seriedade com que a administração de Birigui está tratando a questão ambiental.
O projeto, que inclui a prefeitura, o setor produtivo e a sociedade civil, posiciona Birigui como uma das cidades brasileiras na vanguarda da gestão de resíduos e desenvolvimento sustentável.
Compartilhem, deixe seu Like