Evento abre Campanha de Combate à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Da redação Diego Alves
A Prefeitura de Araçatuba deu início, nesta segunda-feira (15), à Campanha de Combate à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Neste ano, o tema é “Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”.

A campanha é realizada pelo Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), pertencente à Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e Conselho Tutelar.
O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e tem como finalidade organizar e promover atos de mobilização social e política com o objetivo de ampliar a conscientização da população do município de Araçatuba sobre a gravidade da violência sexual que atinge milhares de crianças e adolescentes em nosso país. A data foi escolhida como símbolo da luta pelos direitos de crianças e adolescentes, em lembrança ao sequestro da menina Araceli Cabrera Sanches, estuprada e assassinada aos 8 anos de idade, em 18 de maio de 1973, em Vitória – ES.

A solenidade de abertura da campanha ocorreu no anfiteatro da Unip Araçatuba, com a presença do prefeito Dilador Borges, do presidente do Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Edson Rocha (que representou a vice-prefeita Edna Flor), da secretária de Educação, Silvana de Sousa e Souza e da secretária de Assistência Social, Suzeli Denys de Oliveira. A mediação foi feita pela coordenadora do Creas, Patrícia Mayra de Oliveira Silva.
O evento teve a apresentação da peça teatral “Meu quarto, minha inocência”, com a equipe Ponto de Cultura – Escola Livre de Teatro. Assistiram à peça 500 alunos das Emebs Fausto Perri, Mário de Moura e Anna dos Santos Barros.
A campanha também contará com apresentações teatrais em escolas municipais e uma capacitação voltada aos profissionais que fazem parte da rede de proteção à criança e adolescente. Também haverá a divulgação da campanha através de outdoors, banners, faixas e camisetas, ampliando o número de pessoas que passam a conhecer a luta pelo combate à violência sexual e a garantir os direitos das crianças e adolescentes.
PROGRAMAÇÃO

16/05 a 26/05 (exceto finais de semana)
Apresentações da peça teatral “Meu Quarto, Minha Inocência”
Locais: em 27 escolas municipais, de acordo com data e horário da programação.
24/05, das 8h às 12h
Capacitação com o tema Gestores da Paz: Refletindo Sobre Exposição e Perigos Digitais
Palestrante: Mônica Schoene Kaimen, educadora em Sexualidade.
Público: profissionais que fazem parte da rede de proteção do município, universitários da Unip e convidados.
Local: Unip Araçatuba.








Compartilhem, deixe seu Like





PM encontra cocaína em gaveta de agente de saúde dentro de UBS em Coroados
Motociclista fica gravemente ferido após acidente na Elyeser, em Araçatuba
Irmãs são suspeitas por homicídio no condomínio Moradas, em Araçatuba
Bebê de 7 meses morre após se engasgar em Guararapes
Falta de água gera reclamações em bairros de Birigui; Prefeitura divulga nota sobre manutenção emergencial
AGORA: Homem é morto a tiros em frente ao condomínio Moradas, em Araçatuba
PM prende homem procurado pela Justiça durante evento na madrugada de domingo