Familiares têm até a próxima semana para regularizar túmulos em Araçatuba
Foto divulgação
Da redação Diego Alves
O prazo para regularização de túmulos no Cemitério Municipal Recanto de Paz termina na próxima semana, no dia 14 de agosto. Familiares e responsáveis devem procurar a administração do cemitério para regularizar sepulturas abandonadas ou danificadas, sob risco de transferência dos restos mortais para o ossuário coletivo do município.

A convocação abrange túmulos em avançado estado de abandono e desgaste, muitos sem manutenção há anos. Em alguns casos, os túmulos estão diretamente na terra, com estruturas bastante comprometidas e sem elementos que facilitem a identificação dos responsáveis.
O edital de chamamento foi publicado três vezes, conforme determina a legislação, nos dias 5, 11 e 12 de julho. O prazo de 30 dias começou a contar a partir da última publicação e se encerra em menos de dez dias. Após essa data, a Prefeitura estará autorizada a transferir os restos mortais nos casos de abandono comprovado.
MOVIMENTO CRESCENTE
A divulgação do chamamento aumentou a movimentação no Recanto de Paz. Familiares e responsáveis têm consultado as listas e iniciado os procedimentos para regularização dos túmulos. No Cemitério da Saudade, que não está incluído no edital, também foram registradas manifestações de preocupação com a conservação dos jazigos.
A secretária de Administração, Míriam Gon, reforça o caráter definitivo do prazo: “É improrrogável. Muitas sepulturas estão abandonadas há anos e sem identificação mínima. As famílias devem procurar a administração do cemitério para evitar a remoção dos restos mortais.”

O diretor de Atividades Complementares, Odair Rocha, explica que o edital abrange túmulos perpétuos e provisórios, cedidos por até três anos. “Quem não se manifestar até 14 de agosto autoriza a transferência para o ossuário coletivo. Todo o processo segue rigorosamente a legislação e respeita as famílias”, afirmou.
QUADRAS CITADAS NO EDITAL
As sepulturas convocadas ficam localizadas nas quadras 10, 10A, AA, A1, BL2, BO1, 17, 18, BO1AT, A2AT, A4AT, A5AT e 17AT. A lista completa, com detalhes e orientações, está disponível nas edições 1286, 1289 e 1290 do Diário Oficial do Município.



Compartilhem, deixe seu Like





Homem é preso por tráfico de drogas no bairro São José, em Araçatuba
Mulher condenada por tráfico de drogas é presa pela PM em Araçatuba
Prefeitura de Araçatuba concede desconto de 10% no IPTU 2026 para contribuintes em dia
12º BAEP apreende adolescente com drogas no Condomínio Vitória, em Araçatuba
Motociclista fica gravemente ferido após acidente na Elyeser, em Araçatuba
Irmãs são suspeitas por homicídio no condomínio Moradas, em Araçatuba
Glicério celebra 100 anos de história, progresso e orgulho para sua população