GCM de Araçatuba é destaque em congresso que debate futuro da segurança pública
Foto: divulgação
Da redação Diego Alves
A atuação da Guarda Civil Municipal (GCM) de Araçatuba foi apontada como referência durante o Smart City Business Brazil 2025, um dos principais eventos da América Latina sobre cidades inteligentes, realizado na terça-feira (3), em São Paulo.
O secretário de Segurança Pública, Júlio César dos Santos, foi convidado pela organização para participar de um dos painéis no evento. Ele defendeu a valorização da Guarda como força de proximidade com a população e apresentou projetos locais que combinam humanização, treinamento e tecnologia.

REFERÊNCIA
Na reunião estratégica, que contou com a participação de autoridades ligadas à segurança pública e de profissionais da área de tecnologia, Araçatuba foi apontada como referência entre os municípios que têm investido em segurança pública de forma integrada, com planejamento, formação e foco na aproximação com a comunidade.
O prefeito Lucas Zanatta também participou do painel, como ouvinte.
Durante sua fala, Júlio César enfatizou o papel das Guardas Civis Municipais, destacando que “a sociedade, quando precisa de segurança, não escolhe a bandeira; quer a força mais próxima”. Para ele, esse reconhecimento da população gera um bônus — o aumento da confiança —, mas também um ônus, que é a maior exigência por resultados. “É por isso que trabalhamos com base em três pilares: humanização, treinamento e tecnologia”, afirmou.
ANJO DA GUARDA
O secretário apresentou iniciativas como o projeto “Anjos da Guarda”, que será implantado no segundo semestre e levará crianças da rede municipal de ensino à instituição para realizarem atividades de cidadania, esporte e respeito mútuo. A ideia, segundo ele, é oferecer novas referências para os jovens, especialmente os que vivem nas periferias.
Outro ponto destacado foi o investimento no treinamento dos membros da GCM, com ênfase em patrulhamento rural, atuação em defesa civil, patrulhamento escolar e ambiental.
Júlio César lembrou que Araçatuba conta com mais de 1.200 câmeras instaladas em locais estratégicos, como escolas, UBSs e praças, e que há um processo em andamento para implantação de monitoramento com inteligência artificial, incluindo reconhecimento facial.

RECURSOS
O secretário também ressaltou que, embora os municípios estejam assumindo cada vez mais responsabilidades na área da segurança pública, os recursos estaduais ainda não acompanham essa transição.
“Assim como o Estado assumiu a educação e repassa verba para isso, é fundamental que faça o mesmo com a segurança. O município está fazendo sua parte e Araçatuba prova que é possível entregar resultados, mesmo diante de limitações orçamentárias”, disse.
Confira outras informações em https://aracatuba.sp.gov.br/noticias.
Compartilhem, deixe seu Like





Motociclista com licenciamento da moto vencido fica ferida em colisão com carro em Birigui
Bicicletas motorizadas seguem sendo apreendidas em Birigui pela PM após alteração na legislação
BAEP captura homem procurado por estupro de vulnerável durante patrulhamento em Araçatuba
Secretaria de Governo de Araçatuba amplia captação de recursos
Polícia Militar prende casal e desarticula ponto de tráfico de drogas em bar de Coroados
Adolescente tem bicicleta motorizada apreendida durante fiscalização em Birigui