GCM de Araçatuba resgata cão vítima de maus-tratos no bairro Porto Real
Foto: divulgação
Da redação Diego Alves
Um cão, vítima de maus-tratos, foi resgatado pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Araçatuba na manhã deste sábado (5), por volta das 10h30, no Bairro Porto Real. A ação foi desencadeada após solicitação de peritos veterinários, que constataram a situação crítica do animal.

Com base na Constituição Federal, que no artigo 225 determina a proteção da fauna e da flora, e respaldada pelas leis 9.605/1998 e 14.064/2020 — que preveem punições mais severas para maus-tratos contra cães e gatos —, a equipe da GCM interveio imediatamente, mesmo sem mandado judicial.
RISCO DE MORTE
Segundo relato do comando da Guarda, a urgência do caso justificou a entrada no imóvel, pois havia risco iminente de morte do animal. A legislação vigente permite esse tipo de ação quando a omissão pode colocar em risco a vida de um ser vivo, mesmo diante do direito constitucional à inviolabilidade do domicílio.

A operação foi documentada em vídeo e fotos pela equipe, e um boletim de ocorrência eletrônico foi registrado. O laudo veterinário que comprova os maus-tratos será anexado ao documento e encaminhado à Secretaria Municipal de Segurança Pública.









Compartilhem, deixe seu Like





Morador de Ilha Solteira é multado pela PM Ambiental por manter papagaios em cativeiro
Rodeio de Glicério tem recorde de público, final emocionante e show de Leonardo no centenário do município
Prefeitura de Araçatuba ajuda família que teve casa incendiada no Verde Parque
Justiça mantém prisão de homem acusado de abusar da própria sobrinha em Glicério
Motociclista fica ferido após se envolver em acidente com carro próximo ao estádio do Pedrão, em Birigui
Homem é preso após furto a residência no Centro de Gastão Vidigal