GCM de Birigui intervém após empresa de internet deixar fios expostos e recusar retirada

Foto: Divulgação
Da redação Diego Alves
A Guarda Civil Municipal de Birigui registrou um boletim de ocorrência na tarde deste sábado (28) após ser acionada para verificar uma situação envolvendo risco à segurança pública em decorrência de cabos deixados pendurados por uma empresa de internet no município.

De acordo com o registro feito pelo GCM Horas, a equipe foi enviada ao local após determinação do Secretário de Segurança Vagner Freire, que comunicou a situação ao Inspetor Operacional Adilson, responsável por coordenar a ação dos agentes. No endereço indicado, os guardas fizeram contato com a moradora, que relatou que, após uma manutenção técnica realizada por uma empresa Telecom, cabos de internet foram deixados pendurados, oferecendo riscos a pedestres e moradores da região.
Ainda segundo a moradora, os fios não eram de energia elétrica, mas sim de conexão de internet. Apesar disso, a situação preocupava, sobretudo pelo risco de acidentes envolvendo pessoas que passavam pelo local. A moradora afirmou ter entrado em contato com a empresa solicitando a retirada dos cabos, mas foi informada por um atendente que o serviço não seria realizado, sob a justificativa de que a responsabilidade não seria da prestadora, mesmo após ter causado as quedas dos fios, durante uma manutenção no local.
Diante da negativa, ela acionou a GCM, que se dirigiu ao local e realizou o registro da ocorrência, inicialmente classificada como natureza não criminal, sem prejuízo de eventual reclassificação conforme o avanço das apurações.

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria de Segurança, acompanha o caso e aguarda um posicionamento oficial da empresa responsável.
O caso reforça a necessidade de fiscalização mais rígida sobre serviços prestados por empresas de telecomunicação, especialmente no que diz respeito à segurança da população após a execução de manutenções em vias públicas.









Compartilhem, deixe seu Like