Glicério recebe Prêmio Campeão da Alfabetização no Programa Alfabetiza Juntos SP

Município está entre os contemplados pelo governo estadual e receberá investimentos para fortalecer a educação (fotos divulgação).
Da redação Diego Alves
Nesta terça-feira (25/03), o município de Glicério foi reconhecido na cerimônia de premiação do Programa Alfabetiza Juntos SP, realizada no Memorial da América Latina, em São Paulo. O evento contou com a presença do Governador Tarcísio de Freitas e do Secretário Estadual da Educação, Renato Feder, que anunciaram um investimento de R$ 80 milhões para os municípios que avançaram na alfabetização infantil.

O prefeito de Glicério, Hairton Kelsine Carvalho Oliveira, esteve presente para receber o prêmio, acompanhado da secretária municipal de Educação, Andrea Castilho Quideroli e da primeira-dama, Graziela Chioderoli. O reconhecimento valoriza os esforços do município na alfabetização das crianças, consolidando Glicério entre as cidades que mais avançaram na área.
O prêmio Campeão da Alfabetização 2024 é uma conquista de toda a comunidade escolar de Glicério, especialmente dos professores, que desempenham um papel essencial no desenvolvimento da educação no município. O reconhecimento reforça o compromisso da cidade em garantir que cada vez mais crianças sejam alfabetizadas na idade certa, fortalecendo o futuro da educação local.
Programa Alfabetiza Juntos
O programa Alfabetiza Juntos foi lançado pelo Governo do Estado em 2024, com a meta de ter 90% de crianças leitoras até 2026. De acordo com a última avaliação, no segundo semestre do ano passado, o número de estudantes do 2º ano do ensino fundamental que sabem ler adequadamente na rede pública paulista avançou 57%.

Apenas no ano passado, o Governo de São Paulo investiu R$ 300 milhões na iniciativa. As prefeituras podem aderir a uma ou mais ações do programa, que incluem a formação de professores (já adotada por 638 cidades), a Avaliação de Fluência Leitora (645 municípios participantes), a distribuição de material didático padronizado (509 municípios) e o uso da plataforma de leitura e disponibilização de obras literárias online Elefante Letrado (343 municípios).
Márcia Bernardes, responsável pela cooperação entre Estado e prefeituras no Alfabetiza Juntos SP, ressaltou a importância da adesão de importantes municípios do estado ao programa. “É um marco importante para a Educação de SP que Campinas e a capital tenham aderido a etapas cruciais do programa, fortalecendo a alfabetização em larga escala”, afirmou.





Compartilhem, deixe seu Like