Governo de SP realiza visita à comunidade indígena de Braúna para impulsionar geração de renda

Da redação Diego Alves
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) e da Coordenadoria de Políticas para os Povos Indígenas (CPPI), realizou na manhã da terça (18/06) uma visita a Terra Indígena Icatu, em Braúna, com o objetivo de viabilizar políticas públicas que fomentem iniciativas para a geração de renda no território indígena.

Participaram da visita o secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, o secretário executivo Raul Christiano, o coordenador da CPPI, cacique Cristiano Kiririndju, o prefeito de Braúna, Vander Antônio Guerrero, além de representantes da FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação, Secretaria de Agricultura e Abastecimento, SEBRAE e FUNAI – Fundação Nacional dos Povos Indígenas.
O Secretário da Justiça Fábio Prieto destacou que esse diálogo aberto será essencial para fortalecer os laços.
“Viemos até a aldeia com uma equipe altamente capacitada para atender todas as demandas da população e promover um diálogo aberto e construtivo. A visita foi fundamental para conhecermos de perto a realidade dessa comunidade. Pudemos identificar oportunidades de melhorias nas escolas, desde a infraestrutura até a valorização dos saberes tradicionais”.
“Essa aproximação com o governo estadual é muito importante para avançarmos em questões cruciais como a educação escolar indígena. Queremos garantir que nossas crianças e jovens tenham acesso a uma educação de qualidade, e que continuem respeitando a nossa cultura e língua”, afirmou o Coordenador da CPPI, cacique Cristiano Kiririndju.
“Temos desenvolvido projetos relevantes, por meio de parcerias, e hoje com a aproximação do Governo de São Paulo esperamos trazer ainda mais sustentabilidade para a comunidade”, finalizou o Coordenador da Funai, Ubiratã Gomes.

A cidade de Braúna, no noroeste paulista, é o quarta maior município, com 3,3% de indígenas em relação à população total, segundo os dados do último censo realizado pelo IBGE. Na Terra Indígena Icatu, predomina a etnia Kaigang, com a presença de Terenas, em uma população de aproximadamente 143 pessoas e cerca de 300,000 mil hectares.




Compartilhem, deixe seu Like





Terceira loja do Bandeirante abre as portas em Birigui e atrai multidão na Euclides Miragaia
Iluminação da decoração natalina da praça Dr. Gama será inaugurada no sábado (29)
Birigui terá Fórum para construir Plano Municipal de Cultura 2026-2035
Homem é preso após agredir companheira em Santópolis do Aguapeí
Campanha “O Natal é um Presente” vai mobilizar Araçatuba em ação solidária
Mobilidade Urbana de Birigui pede atenção dos motoristas para trajeto de carreata da Padroeira
Prefeitura anuncia calendário de eventos para comemorar os 114 anos de Birigui
Adolescente é apreendido após fuga e apreensão de drogas no Portal da Pérola em Birigui
Polícia detém CAC com pistola carregada no centro de Turiúba
Motociclista tenta escapar da ROCAM, joga entorpecentes na via e acaba detido no Portal em Birigui