Homem de 48 anos será investigado por maus tratos após GCMs flagrar bovino debilitado em Birigui
Da redação Diego Alves
Um homem de 48 anos, criador de bovinos em uma área rural no município de Birigui (SP), será investigado por maus tratos a animais do tipo bovino. Uma equipe do patrulhamento rural da Guarda Civil Municipal de Birigui, foram acionadas através de denúncias anônima nesta quarta-feira (09), onde foi encontrado um bovino com um ferimento em um das patas e totalmente debilitado.
Segundo o que foi apurado pela nossa reportagem, equipes da Guarda Civil Municipal de Birigui, GCM Cândido e GCM Souza, realizavam patrulhamento, quando receberam uma denúncia anônima referente a maus tratos a um animal bovino, em uma propriedade rural próximo a Rodovia Senador Teotônio, em Birigui (SP).
DEBILITADO
Diante das informações, após algumas buscas, os agentes conseguiram localizar o local indicado, onde realizaram contato com o proprietário dos animais, um senhor de 48 anos, e, em seguida constataram a existência de um animal bovino com estado muito debilitado, aparentando estar muito magro e exposto ao sol, com o casco de uma das patas dianteiras apresentando feridas e vermes na região do machucado, devido ao estado crítico, o animal não conseguia manter-se em pé, ficando o tempo todo deitado.
VETERINÁRIA
Diante do quadro de saúde do animal, os guardas municipais requisitaram para a Prefeitura Municipal de Birigui, o auxilio de uma veterinária com a finalidade de atestar as reais condições do animal. Sendo prontamente enviado ao local a veterinária (funcionária da prefeitura), que examinou o animal e ficou de posteriormente expedir o laudo sobre as condições físicas do mesmo.
Após a médica veterinária realizar os exames de praxe, o animal foi retirado do local onde se encontrava e deixado em uma sombra dentro da propriedade em que se encontrava, tendo tal atitude a finalidade de promover mais conforto para o mesmo, sendo que não havia condições de levar o animal para algum tipo de abrigo.
INQUÉRITO
Diante dos fatos, o investigado foi encaminhado ao distrito policial por meios próprios, onde o delegado responsável, após oitivas das partes, optou-se por registrar sem prejuízo de reenquadramento jurídico ou caracterização de outras infrações penais e de circunstâncias qualificadoras, aguardando então, o resultado do laudo que será expedido pela médica veterinária, que apontará ou não a existência de maus tratos ao bovino. Um inquérito será instaurado para a melhor apuração dos fatos, com os elementos probarorios que venham a surgir durante os trabalhos investigativos. Os GCMs Inspetor operacional Lemes, GCM Santana e GCM Reis estiveram no apoio da ocorrência.
Compartilhem, deixe seu Like 👍