Homem de 51 anos é baleado após tentar contra a vida de três PMs no Itaparica em Buritama


Da redação Diego Alves
Um homem de 51 anos, morador do condomínio Itaparica em Buritama (SP), foi baleado no início da madrugada desta sexta-feira (12), por policiais militares após atendimento de ocorrência de violência doméstica. O acusado após ter ido em direção dos militares com um facão, e após um breve diálogo, soltou o objeto sendo revistado e liberado. Porém minutos depois começou a jogar blocos de construção, acertando um dos militares que precisou ser socorrido. Um disparo te pistola taser foi realizado, não acertando o acusado que continuou as agressões, sendo em seguida baleado na perna direita por um dos militares para cessar as agressões e manter a integridade dele e da equipe.

Segundo o que foi apurado pela reportagem, policiais militares estavam em patrulhamento preventivo pela cidade de Buritama (SP), quando foram acionados no início da madrugada desta sexta-feira (12), via copom para atender ocorrência de desinteligência no condomínio Itaparica.
Ao se aproximarem do local onde foram solicitados, se depararam com a solicitante e o filho, um adolescente 15 anos. A esposa e o filho, informaram aos policiais que seu marido identificado posteriormente pelas iniciais P.S.R de 51 anos, havia bebido na casa de um amigo, morador do mesmo condomínio, e que lá, ele e esse amigo teriam se desentendido, e por esse motivo ele teria chegado em casa bastante alterado e dizendo que voltaria a casa do amigo para “acertar as contas” com ele. Que por esse motivo ficaram assustados e acionaram a Polícia Militar.
Segundo os Policiais Militares, enquanto conversavam com a esposa e filho do indivíduo, na esquina da residência, ele saiu da casa e foi na direção dos Policiais com um facão na mão. Diante da situação, os Policias procederam a abordagem e solicitaram que o indivíduo soltasse o facão, mas inicialmente ele se negou a soltar. Ainda segundo os militares após certo tempo de diálogo com o indivíduo, ele aceitou soltar e jogou o facão no chão. Neste momento realizado busca pessoal e nada de ilícito foi encontrado. Em pesquisas realizadas, também não foi encontrado nenhum impedimento criminal contra o indivíduo.
Medo
Como nada existiam contra ele, foi liberado e orientado a retornar para sua casa. Os familiares foram também orientados, porém no momento em que indivíduo estava indo a sua residência, a esposa e o filho solicitaram aos Policiais que os acompanhasse, pois segundo os familiares, quando ele ingere bebida alcoólica se torna muito agressivo e fica transtornado, o que causou receio na esposa e filho. Diante da solicitação dos familiares, os Policiais fizeram o acompanhamento até a residência.

Agressões
Ao se aproximarem do portão da casa, o indivíduo passou a xingá-los e procurar objetos no chão, sendo que nesse momento os militares recuaram, onde os militares solicitaram apoio via rádio. Segundo os Policiais, a esposa e filho do indivíduo vendo sua atitude do acusado, correram em direção a uma casa vizinha. Neste momento o indivíduo passou a jogar pedaços de bloco de construção em direção aos Policiais, tendo acertado um dos militares, no ombro. Diante da agressão o policial militar mesmo machucado, efetuou um disparo de teaser, mas não acertou o acusado, que continuou a jogar pedaços de bloco na direção dos militares.
Disparo
Diante dos fatos, um dos militares ao perceber que o acusado insistiam constantemente com as agressões, efetuou um disparo de arma de fogo contra o acusado para preservar sua integridade e dos demais Policiais. O disparo acertou a perna direita do acusado, que mesmo lesionado correu para o fundo da residência, e seguido pela equipe foi localizado na cozinha da casa, mesmo ferido, o acusado continuou resistindo a prisão, sendo necessário a utilização de duas algemas para contê-lo.
Socorro
Após conseguir contê-lo, acionaram o serviço de ambulância, via copom, e através do telefone 193. O acusado foi socorrido e levado até a Santa Casa onde passou pelos primeiros atendimentos médicos e foi transferido para a cidade de Araçatuba (SP). O militar que foi atingido pelo bloco, foi socorrido pela viatura Agro e também foi até o Pronto Socorro, onde passou por atendimento médico.
Arma e Facão
A arma de fogo e munição do Policial Militar e o facão utilizado pelo acusado foram apreendidos e serão encaminhados a perícia. O local foi isolado e preservado até a chegada da equipe do IC (Instituto de Criminalística),

Estável
O acusado não foi ouvido, por estar sob cuidados médicos, e deverá ser ouvido posteriormente juntamente com as testemunhas, esposa e filho. O acusado segue internado na Santa Casa de Araçatuba (SP), onde deve passar por cirurgia, seu estado de saúde e estável e não corre risco de morte. O caso foi registrado no distrito policial judiciário central de Birigui (SP), como, resistência, porte de arma branca e desacato.
Compartilhem, deixe seu Like 👍