Homem é multado em R$ 3 mil por manter aves silvestres em cativeiro em Penápolis

Foto divulgação
Da redação Diego Alves
Durante patrulhamento ambiental realizado neste domingo, 20 de julho, no bairro Del Rey, em Penápolis (SP), uma equipe da Polícia Ambiental flagrou um caso de degradação contra a fauna. A ação ocorreu no contexto da Operação Impacto SP sem Fogo, com foco em prevenir crimes ambientais e combater maus-tratos à fauna silvestre.

Ao passarem pela residência, os policiais avistaram gaiolas expostas e ouviram o canto de aves. Ao abordar o morador, ele confessou não possuir autorização para manter os animais. Durante a fiscalização no quintal, foram localizadas seis aves silvestres nativas, todas sem anilhas de identificação: dois canários-da-terra (Sicalis flaveola), dois papa-capim (Sporophila caerulescens), um pássaro-preto (graúna) e um melro.
Diante da infração, foi lavrado Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 3.000,00, com base no artigo 25, §3º, inciso III, da Resolução SIMA nº 05/2021, por manter espécimes da fauna silvestre em cativeiro sem a devida autorização do órgão ambiental competente.

As aves, que estavam em estado bravio e aparentavam ter sido recentemente capturadas, foram avaliadas por um médico veterinário, que atestou condições de soltura. Elas foram então reintroduzidas ao habitat natural, enquanto as gaiolas foram destruídas e descartadas no Eco Ponto da cidade.
A ocorrência também será encaminhada à Delegacia de Polícia Civil, para apuração criminal com base no Artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98).
Compartilhem, deixe seu Like