Homem é multado em R$ 5,5 mil por manter aves silvestres em cativeiro em Valparaíso

Foto divulgação
Da redação Diego Alves
Um homem foi autuado em R$ 5.500,00 por manter aves silvestres em cativeiro de forma irregular em Valparaíso (SP). A ocorrência foi registrada neste domingo, 20 de julho, após a Polícia Militar Ambiental atender a uma denúncia anônima.

Durante a fiscalização, os policiais encontraram no interior da residência do acusado um total de 11 aves nativas da fauna silvestre, mantidas em gaiolas. Entre os animais estavam sete canários-da-terra, um coleiro papa-capim, um sabiá-barranco e um pássaro-preto, além de 11 gaiolas.
Diante da infração ambiental, foi lavrado auto de infração com multa, por manter espécimes da fauna silvestre sem a devida autorização do órgão ambiental competente.
As aves passaram por avaliação veterinária, que constatou estarem em bom estado de saúde e com comportamento bravio. Com isso, foram imediatamente reintroduzidas em habitat natural. Já as gaiolas foram destruídas e descartadas em local apropriado.

A ocorrência será encaminhada por ofício à Delegacia de Polícia do município, por se tratar, em tese, de crime previsto no artigo 29 da Lei Federal 9.605/98, que trata dos crimes contra a fauna.


Compartilhem, deixe seu Like