Homem é multado em R$33 mil por maus-tratos a cães em Santo Antônio do Aracanguá

Fotos Divulgação
Da redação Diego Alves
Em Santo Antônio do Aracanguá (SP), uma denúncia anônima levou a Polícia Ambiental a constatar um caso grave de maus-tratos a animais domésticos. Durante o patrulhamento ambiental, realizado após a denúncia, a equipe verificou a situação crítica de nove cães em uma residência. Um dos animais foi encontrado morto no local, e outro faleceu posteriormente devido ao avanço de uma doença.

A situação dos animais foi confirmada por funcionários da Vigilância Sanitária, acionados pela população que já suspeitava do abandono dos cães. No imóvel, os agentes encontraram os animais em condições precárias de higiene, com indícios de doenças, incluindo casos avançados de leishmaniose, que levaram à eutanásia de um dos cães.
Diante dos fatos, foi lavrado um Auto de Infração Ambiental (AIA) contra o infrator, aplicando uma multa de R$33.000,00 com base no Art. 29 da Resolução SIMA 05/21. Além da penalidade administrativa, o autor foi indiciado na esfera penal pelo crime de maus-tratos, conforme o Art. 32 da Lei 9.605/98.

O infrator, que já não residia no imóvel e encontra-se em paradeiro desconhecido, não foi conduzido ao Plantão Policial. O caso será encaminhado para publicação no Diário Oficial do Estado, com as sanções e medidas judiciais previstas.




Compartilhem, deixe seu Like