Homem é multado em R$5 mil por manter macaco-prego em cativeiro em Castilho
Foto divulgação
Da redação Diego Alves
Durante a Operação Piracema, nesta segunda-feira (11), a Polícia Ambiental realizou uma fiscalização na Vila dos Operadores, em Castilho (SP), após receber uma denúncia sobre a presença de um animal silvestre em cativeiro. No local, a equipe constatou a presença de um macaco-prego, espécie nativa da fauna brasileira, mantido sem autorização.
Diante da infração, os policiais lavraram um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 5.000,00, de acordo com o artigo 25, parágrafo 3°, inciso III, da Resolução SIMA n° 05/2021, que proíbe a posse ilegal de animais silvestres.
O macaco-prego foi apreendido, mas, devido à falta de espaço na mata ciliar de Assis para acomodá-lo, foi deixado sob a guarda do infrator temporariamente. No âmbito penal, a ocorrência será encaminhada ao Distrito Policial de Castilho, pois o ato também configura crime ambiental, conforme o artigo 29 da Lei Federal n° 9.605/98.
A Operação Piracema segue intensificando o combate a crimes ambientais e a conscientização sobre a preservação da fauna silvestre.
Compartilhem, deixe seu Like