Idoso de 86 anos é preso por tentativa de homicídio após atirar contra o neto em Birigui
Foto: Diego Alves/Birigui Notícias da Hora
Da redação Diego Alves
Um aposentado de 86 anos foi preso em flagrante na tarde desta sexta-feira (4), em um sítio no bairro rural Santo Antônio, às margens da rodovia SP-463 Deputado Roberto Rollemberg, em Birigui (SP), acusado de tentativa de homicídio. O idoso teria disparado diversas vezes contra seu neto, um técnico em radiologia de 30 anos, durante um desentendimento familiar. Apesar dos tiros, o neto não foi atingido.
De acordo com os policiais militares Cabo Lopes e Soldado Gilson, a equipe foi acionada após relatos de disparos no local. Ao chegar, conversaram com um homem que aluga um sítio vizinho, o qual informou que avô e neto estariam “trocando tiros”. Logo depois, os policiais ouviram novos disparos e encontraram o neto assustado, escondido atrás de um bambuzal.
Usando um escudo balístico, os policiais avançaram em direção à casa onde algumas mulheres indicaram que o aposentado estaria armado. O idoso foi localizado saindo de uma segunda residência, empunhando um revólver calibre 38. Após ser solicitado que soltasse a arma, ele voltou para dentro da casa, saindo novamente e jogando o revólver no chão. A arma estava sem munições.
Durante a revista, o aposentado levou os policiais até seu quarto, onde foram encontradas uma espingarda calibre 36 e munições dos calibres 36 e 38. Na casa do neto, foi apreendida uma carabina de pressão com chumbinhos.
Segundo o neto, o desentendimento teve início por causa de um aparelho de ar-condicionado, que o avô não queria que fosse ligado. Após uma discussão, o idoso, aparentemente nervoso, buscou uma cadeira para cortar os fios do aparelho. O neto quebrou a cadeira na tentativa de impedir o avô de continuar, o que teria provocado ainda mais raiva no aposentado. Foi então que ele apareceu armado e efetuou os primeiros disparos.
O neto admitiu ter pego a carabina de pressão para intimidar o avô, mas o idoso fez novos disparos, forçando o neto a correr e se esconder no bambuzal. Durante a abordagem policial, o aposentado, que tem uma traqueostomia e dificuldades de comunicação, gesticulou para indicar que seu neto estaria tentando matá-lo.
Na delegacia, o idoso optou por permanecer em silêncio e teve a prisão em flagrante decretada pelo delegado Eduardo de Paula. Ele será apresentado em audiência de custódia. O neto informou à polícia que acredita que o avô poderia responder pelo crime em liberdade, o que será decidido neste sábado (05), durante a audiência.
O aposentado teve a prisão ratificada por tentativa de homicídio, ameaça contra o vizinho e posse ilegal de arma de fogo. Embora o revólver estivesse registrado no nome do idoso, a espingarda apreendida não possuía registro nos sistemas policiais. O caso segue sob investigação e a Justiça decidirá sobre a permanência do idoso em detenção ou sua liberação.
Compartilhem, deixe seu Like